Gestão de Pessoas e Administração Geral EmÁudio: Eficiência, Eficácia e Efetividade - Parte 2
Olá! Não disse que ia ser rápido? Aumenta o som aí e vem comigo aprender um pouco sobre a Efetividade!
Galera, efetividade é o resultado de um trabalho de qualidade de uma organização.
É a capacidade de produzir um efeito, que pode ser positivo ou negativo. Isso representa uma ligação direta para melhorar os serviços e a satisfação do cliente.
A efetividade mede os impactos dos produtos ou serviços em determinado aspecto do ambiente organizacional.
Ela está relacionada aos problemas resolvidos, medida de desempenho, é a capacidade de realizar uma ação da melhor maneira possível (impacto), produzindo um efeito.
Este impacto é analisado pelos efeitos dos objetivos entregues pela organização. Sendo assim, contempla o alcance de um resultado, produzindo um efeito com economia de recursos.
Segundo Lacombe, efetividade significa a satisfação das necessidades dos clientes pelos produtos ou serviços da organização, ou melhor, o valor social que deve ser atribuído ao produto ou serviço, isto é, a medida da utilidade do produto ou serviço considerando-se a sociedade como um todo e não apenas o consumidor ou a organização.
A efetividade é a medida em que uma atividade, processo ou intervenção alcança seus objetivos pretendidos ou resultados esperados.
Em outras palavras, é a capacidade de produzir um efeito desejado ou pretendido.
A efetividade é frequentemente usada para avaliar a performance de programas, políticas, projetos e sistemas em diversos campos, como saúde, educação, gestão empresarial e políticas públicas.
Então, jovem, tenha sempre em mente que a efetividade é usada com... Ler mais