Gestão De Pessoas e Administração Geral EmÁudio: Processo Administrativo - Parte 1
Fala, meu querido! Fala, minha querida! Beleza? Chegou a hora de estudarmos o processo administrativo. Respira fundo e vamos juntos!
Galera, o processo administrativo é um conjunto de atividades inter-relacionadas e interdependentes que os gestores executam para alcançar os objetivos da organização de forma eficaz e eficiente.
É um modelo teórico e prático que ajuda a entender e implementar as funções essenciais da administração: planejamento, organização, direção e controle.
Assim, as funções administrativas são também chamadas funções do administrador, porque se referem ao próprio ato de administrar.
Assim, administrar é planejar, organizar, dirigir e controlar.
O planejamento é a primeira função do processo administrativo, uma vez que serve de base para as demais funções.
Nesse contexto, planejar significa definir os objetivos a serem perseguidos pela organização e decidir com antecedência quais ações serão executadas para o seu atingimento.
Ou seja, é no planejamento que as estratégias que vão orientar o trabalho dos administradores são definidas e os planos de ação são desenvolvidos, visando à coordenação das atividades necessárias à consecução dos objetivos.
Portanto, o planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente o que será feito, quais objetivos deverão ser alcançados e como isso se dará, com o mínimo de esforço e o menor custo.
São atividades de planejamento: verificação e análise da situação atual; definição de objetivos; desenvolvimento de premissas sobre as condições futuras; determinação de estratégias organizacionais; estabelecimento dos recursos necessários para atingir os objetivos; implementação dos planos de ação necessários ao alcance dos objetivos.
Segundo Chiavenato, Planejamento significa visualizar o futuro e traçar o programa de ação. Reflete a maneira como as decisões tomadas pela e... Ler mais