Gestão de Pessoas e Administração Geral EmÁudio - Teoria da Administração Científica - Parte 1
Olá! Não falei que ia ser rápido? Aumenta o som aí e vamos juntos!
Bora falar da Teoria da Administração Científica!
Jovem, a Administração Científica é uma escola clássica de administração, que já recebeu também outras denominações: clássica, americana e tradicionalista.
Inicialmente, Taylor chegou à conclusão de que a administração das empresas precisava ser melhorada e que havia muitas perdas com a ineficiência.
A administração científica é uma das teorias da administração criada pelo engenheiro americano Frederick W. Taylor no final do século XIX e início do século XX e é um modelo de administração baseado na aplicação de métodos científicos para solucionar os problemas administrativos da época.
A intenção de Taylor era identificar e controlar o desperdício nas indústrias e elevar os níveis de produtividade, ou seja, fazer com que os trabalhadores produzissem mais em menor tempo e com menor custo.
Taylor considerava a tarefa o elemento mais importante da administração.
Afinal, se ela fosse bem regulada, os funcionários trabalhariam mais felizes e confiantes.
Isso quer dizer, galera, que o trabalho deveria ser planejado com antecedência e que as instruções para a sua realização deveriam ser passadas aos trabalhadores por escrito, para que pudessem realizá-las adequadamente e sem prejuízos à sua saúde.
Outra grande preocupação de Taylor era o papel do gestor, que, para tornar as organizações mais eficientes, deveria ter seu trabalho baseado em técnicas e princípios sistematizados por ele.
Tudo bem até aqui? Posso continuar?
Vem comigo!
O desenvolvimento da Administração Científica pode ser dividido em três grandes fa... Ler mais