Gestão de Pessoas e Administração Geral EmÁudio - Teoria Clássica da Administração – Parte 1
Olá! Bem-vindo de volta! Bora aprender um pouquinho sobre a Teoria Clássica da Administração?! Aumenta o som aí e aperta o play!
Jovem, você consegue imaginar uma empresa onde não exista uma organização em relação à divisão do trabalho, da autoridade, da responsabilidade, da remuneração e da unidade de comando?
Com toda certeza seria uma desorganização total, onde os processos não garantiriam eficiência, agilidade e uma maior possibilidade de crescimento para essas instituições.
Por meio da Teoria Clássica, foi possível estruturar a forma com que as organizações deveriam exercer suas atividades para garantir a eficiência a todas as partes envolvidas, sejam elas departamentos ou setores, além de todos os colaboradores.
Jules Henri Fayol foi o grande responsável por criar a Teoria Clássica da Administração, a partir de uma abordagem sintética, global e universal da instituição, fundando um tratamento anatômico e estrutural que velozmente superou a abordagem analítica e efetiva de Taylor.
Fayol partiu do princípio de que todas as organizações possuem funções básicas, como: técnicas, comerciais, financeiras, de segurança, contábeis e administrativas.
As funções técnicas são relativas à produção de bens ou de serviços da organização. Enquanto as comerciais são referentes a atividades de compra, venda e permutação.
As funções financeiras... Ler mais