Gestão de Pessoas e Administração Geral EmÁudio - Teoria dos Sistemas
Olá! Como prometido, estudaremos agora a teoria dos sistemas!
Sem enrolação, aperta o play aí e vamos juntos!
Meu povo, a Teoria Geral dos Sistemas, TGS, surgiu em meados da década de 1950 a partir do trabalho do biólogo austríaco Ludwig von Bertalanffy.
Ela não tem o propósito de solucionar problemas ou de buscar maneiras práticas de solucioná-los, e sim de produzir teorias e conceitos que possam ser aplicados na realidade empírica, como uma forma de unificar as ciências.
A teoria sistêmica percebe as empresas como sistemas abertos, isto é, sistemas que interagem com diferentes elementos e que realizam contínuos intercâmbios com o ambiente.
Dessa perspectiva, a organização se adapta e se ajusta constantemente para se tornar cada vez mais competitiva.
Por não serem isoladas, as empresas se inter-relacionam com muitas variáveis, sejam elas do ambiente interno ou externo.
Segundo o nosso amigo Chiavenato, o sistema aberto caracteriza-se por um intercâmbio de transações com o ambiente e conserva-se constantemente no mesmo estado (autorregulação), apesar de a matéria e a energia que o integram se renovarem constantemente (equilíbrio dinâmico ou homeostase).
Tranquilo até aqui?
Bora falar rapidinhos dos Conceitos básicos da Teoria Geral dos Sistemas? Vem comigo!
Na Teoria Geral dos Sistemas, os sistemas vivos, sejam eles formados por indivíduos ou pelas organizações, são tidos como sistemas abertos, onde existe uma interação constante entre o ambiente e a informação.
Essa teoria permite analisar e conceituar os fenômenos de uma maneira global, permitindo integrar assuntos que muitas vezes podem ser totalmente diferentes entre si.
Existem alguns conceitos que são importantes para que se entenda a Teoria Geral dos Sistemas, vamos lá?
- Entropia: diz que todo sistema se desgasta, se deteriora.
- Entropia negativa: diz que todo sistema deve lutar contra a entropia, para que continue a existir.
- Homeostase: diz que todo sistema tem capacidade de se manter em equilíbrio e harmonia.
- Heterostase: diz que todo sistema, quando sofre uma ação de entropia, tende a se reequilibrar.
- Comportamento probabilístico e não determinístico: como todos os sistemas sociais, as organizações são sistemas abertos afetados por mudanças em seus ambientes, denominadas variáveis externas.
- As organizações são partes de u... Ler mais