Comunicação Social EmÁudio: Da Responsabilidade Profissional do Jornalista
Olá, estamos de volta ao nosso curso de comunicação social para concursos públicos.
Este é o módulo em que nós estamos tratando módulo seis sobre o código de Ética dos jornalistas brasileiros. Já tivemos dois aulas muito interessantes e a gente vai continuar agora na terceira aula falando da responsabilidade profissional do jornalista.
Então vem comigo aqui no EmÁudio que a gente tem muita coisa para poder falar sobre isso que vai cair na sua prova.
Nós vamos dar continuidade aqui a contextualização dos artigos que nós começamos a trazer aqui. O artigo onze do Código de Ética dos jornalistas brasileiros ele traz o seguinte: o jornalista é responsável por toda a informação que divulga, desde que seu trabalho não tenha sido alterado por terceiros.
Esse artigo estabelece que o jornalista deve ser responsável pelo conteúdo que publica. Se a informação for modificada por editores ou terceiros, de forma que afete a veracidade, a responsabilidade se torna compartilhada.
Por exemplo, se um jornalista escreve uma reportagem que é alterada pela edição de forma a distorcer os fatos, ele deve se manifestar para corrigir a informação e garantir que o seu nome não seja associado a algo impreciso.
O artigo doze traz o seguinte: em todos os seus direitos e responsabilidades, o jornalista terá apoio e respaldo das entidades representativas da categoria. Os jornalistas podem e devem poder contar com o apoio de sindicatos de outras entidades representativas quando enfrentam dificuldades no exercício da sua profissão.
Por exemplo, se um jornalista é processado por divulgar informações verdadeiras que desagradam a uma autoridade ele pode buscar apoio do sindicato para sua defesa jurídica e moral.
O artigo treze, o jornalista deve evitar a divulgação dos fatos com interesse de favorecimento pessoal ou vantagens econômicas de caráter mórbido e contrários aos valores humanos.
Este artigo ele proíbe o uso do jornalismo para obter benefícios pessoais ou para explorar tragédias de forma sensacionalista.
Ao cobrir um acidente grave, o jornalista deve relatar os fatos com sensibilidade, evitando expor imagens ou detalhes que possam ser considerados desrespeitosos ou invasivos, focando na informação relevante ao público.
No... Ler mais