Áudio aula | 01 - Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa - Parte 1 | Comunicação Social | EmÁudio Concursos

Comunicação Social EmÁudio: Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa - Parte Um

Olá, bem vindos ao nosso módulo sete. Nós vamos falar hoje de uma temática com alguns tópicos que estão caindo muito em concursos públicos sobre sustentabilidade e responsabilidade social corporativa, inclusive no edital do BNDES tem esse tema e é muito importante.

Esse módulo visa proporcionar uma compreensão dos conceitos das práticas de sustentabilidade, responsabilidade social corporativa.

O conteúdo abrange desde a evolução, o conceito de sustentabilidade até a gestão ambiental nas organizações indicadores de sustentabilidade, as práticas jornalísticas relacionadas à pauta socioambiental, além do desenvolvimento sustentável, responsabilidade social e consumo consciente.

A gente vai começar a nossa aula um falando da evolução do conceito de sustentabilidade e gestão ambiental nas organizações. Então, muito bem vindo, porque nós vamos explorar essa evolução do conceito ao longo do tempo e como as organizações podem adotar práticas de gestão ambiental para promover o desenvolvimento sustentável.

Vou começar falando sobre a evolução do conceito de sustentabilidade. O conceito de sustentabilidade começou a ganhar força na década de 1970 com a crescente preocupação sobre os impactos ambientais das atividades humanas.

O termo ganhou notoriedade a partir do relatório de Brundtland de 1987, que definiu o desenvolvimento sustentável como desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente, sem comprometer a capacidade das futuras gerações de satisfazerem suas próprias necessidades.

Tem um marco histórico que foi a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento realizada no Rio de Janeiro em 1992 a Rio 92, que ela consolidou a sustentabilidade como objetivo global levando a criação de importantes documentos, como a Agenda 21.

A evolução desse conceito com o passar dos anos, o conceito de sustentabilidade se expandiu para além das questões ambientais, incorporando dimensões sociais e econômicas.

E, hoje, a sustentabilidade é vista como um equilíbrio entre três pilares ambiental, social e econômico.

Por exemplo, empresas que adotam práticas sustentáveis buscam não apenas minimizar seus impactos ambientais, mas também contribuir para o bem estar social e garantir a viabilidade econômica de suas operações a longo prazo.

A gestão ambiental nas organizações é fundamental para minimizar os impactos negativos que as suas atividades podem causar ao meio ambiente. Isso inclui desde a redução do consumo de recursos naturais até a gestão adequada de resíduos e mitigação de emissões de gases de efeito estufa.

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