Gestão de Pessoas e Administração Geral EmÁudio - Ferramento de Gestão OKR - Parte 1
Numa linguagem bem simples, OKR é uma ferramenta descomplicada que busca alinha e engajar os processos e as pessoas de uma empresa com metas mensuráveis e indicadores precisos.
John Doerr é provavelmente o maior acertador de todos os tempos, entre os investidores de tecnologia e internet.
Investiu, ainda nos primeiros tempos dessas empresas, no Google e na Amazon, entre várias outras.
Foi Doerr quem introduziu o OKR no Google, tendo na ocasião inventado um artifício sintático bastante criativo para servir de regra básica na definição de uma meta.
Para ele, uma boa meta deve ter a estrutura da sentença:
Eu vou fazer _____________, medido por _________.
Ou seja, jovem, uma boa meta deve informar o que o dirigente vai realizar, assim como informar a maneira como ele medirá sua realização.
E, provavelmente, essa regra é mesmo a melhor maneira de explicar o que é a estrutura de um OKR: EU VOU FAZER (OBJETIVO), MEDIDO POR (CONJUNTO DE KEY RESULTS).
Ou seja, um OKR tem dois componentes: o objetivo (o que queremos atingir) e um conjunto de key results (como saberemos se estamos chegando lá).
Deu para entender?
Sua principal vantagem diante dos métodos tradicionais que são lentos e pesados para o ambiente acelerado de hoje, é apresentar-se como uma opção leve, de cadência rápida, que pode ser definida, medida e reavaliada frequentemente, respeitando a perspectiva e a criatividade de cada equipe de trabalho.
A melhor forma de se explicar a estrutura da OKR é considerar dois elementos como sendo essenciais: os objetivos e os Key Results.
Os objetivos são descrições qualitativas ... Ler mais