Gestão de Pessoas e Administração Geral EmÁudio - Abordagem de Portfólio: Matriz BCG
Olá! Voltei! Que bom ter você por aqui!
A partir de agora, nós estudaremos a Abordagem de Portfólio!
Antes que você me pergunte, já adianto que a abordagem de portfólio é a avaliação de cada uma das unidades de negócio com relação ao mercado onde competem e à estrutura interna da organização com o objetivo de apoiar-se os gestores na formulação de estratégias corporativas que permitem melhorar o desempenho da organização.
Os dois modelos mais utilizados nessa análise são a matriz BCG e a Matriz GE/McKinsey.
Neste áudio, nós falaremos da Matriz BCG, beleza? Vamos começar...
Matriz BCG é uma técnica de análise da negócios ou produtos para a formulação estratégica.
Matriz BCG - criada pelo Boston Consulting Group - pressupõe uma matriz de crescimento e participação, onde a principal abordagem é como alocar fundos para diferentes negócios de uma empresa diversificada.
Segundo essa matriz, para ter sucesso, uma empresa precisa ter um portfólio de produtos com diferentes taxas de crescimento e diferentes participações no mercado.
É também denominada análise de portfólio de produtos ou de unidades de negócios, e serve para alocar recursos em atividades de gestão de marcas e produtos na área de marketing.