Gestão de Pessoas e Administração Geral EmÁudio - Matriz BCG
Olá! Bem-vindo de volta! É sempre uma alegria ter a sua companhia! Bora estudar a matriz BCG?! Vem comigo!
Meu povo, a Matriz BCG é uma técnica de análise da negócios ou produtos para a formulação estratégica.
A Matriz BCG foi criada pelo Boston Consulting Group e pressupõe uma matriz de crescimento e participação, onde a principal abordagem é como alocar fundos para diferentes negócios de uma empresa diversificada.
Segundo essa matriz, para ter sucesso, uma empresa precisa ter um portfólio de produtos com diferentes taxas de crescimento e diferentes participações no mercado.
É também denominada análise de portfólio de produtos ou de unidades de negócios, e serve para alocar recursos em atividades de gestão de marcas e produtos na área de marketing.
Ou seja, serve para definir prioridades para avançar naquilo que tem melhores oportunidades de mercado.
É uma matriz que tem dupla entrada: a taxa percentual de crescimento de mercado e a participação de mercado do produto líder da empresa.
Utilizando essas entradas, é possível categorizar cada produto em: vaca leiteira, estrela, ponto de interrogação ou cachorro.
Calma! Não precisa ... Ler mais