Gestão de Pessoas e Administração Geral EmÁudio - Características Principais do Desenho Organizacional – Parte 3
Opa! Voltei! Não disse que ia ser rápido?! Bora finalizar de uma vez por todas as principais características do desenho organizacional?
Aperta o play e vamos juntos!
Jovem, outra característica importante do desenho organizacional é a Delegação.
A delegação é parte integrante do processo de divisão do trabalho. Não é o mesmo que dar ordens, beleza?
Delegar é uma habilidade gerencial.
No processo de delegação deve ser considerada a capacidade percebida pelo líder.
Designar apenas tarefas não constitui uma delegação completa.
No processo de delegação é transferido determinado nível de autoridade para executar a tarefa para determinado órgão ou um subordinado.
A delegação é, portanto, uma ferramenta de gestão fundamental que permite a distribuição de tarefas entre os membros de uma equipe.
Mas fique ligado! O ato de delegar não se resume simplesmente a passar tarefas para outra pessoa; ele envolve três componentes: Transferência de Tarefas, Concessão de Autoridade e Assunção de Responsabilidade.
Ocorre a transferência de tarefas quando um gestor delega, identifica as tarefas que precisam ser realizadas e seleciona um indivíduo ou equipe para realizá-las.
Essas tarefas podem variar em complexidade e escopo, e é importante que sejam bem definidas para que o indivíduo ou equipe saiba exatamente o que é esperado.
Para que a delegação seja eficaz, é necessário que haja uma transferência de autoridade correspondente às tarefas delegadas, ou seja, uma concessão de autoridade.
Isso significa que o delegado recebe o poder de tomar decisões relacionadas às tarefas.
A autoridade deve ser claramente delimitada para evitar mal-entendi... Ler mais