Gestão de Pessoas e Administração Geral EmÁudio - Departamentalização – Parte 1
Fala, meu povo! Bem-vindo de volta!
Bora estudar a departamentalização!? Respira fundo, atenção e som na caixa!
Departamentalização é um método de subdividir o trabalho e os trabalhadores em unidades organizacionais separadas que assumem a responsabilidade de completar determinadas tarefas.
Então, jovem, a departamentalização é o agrupamento de atividades em unidades organizacionais e o alinhamento dessas unidades no contexto da organização como um todo.
Vamos bater um papo sobre os tipos de departamentalização?
Começaremos nosso papo falando da Departamentalização Funcional.
A departamentalização funcional se baseia nas funções de cada departamento, como finanças, marketing, produção ou operações, gestão humana.
Procura agrupar órgãos e cargos por função para aproveitar a integração de conhecimentos, habilidades, competências e processos de trabalho em uma só unidade.
A departamentalização por funções enfatiza a especialização ao reunir as pessoas segundo sua especialidade funcional e é mais indicada para circunstâncias estáveis e de pouca mudança e que requeiram desempenho constante de tarefas rotineiras.
É aconselhada para empresas que tenham poucas linhas de produtos ou de serviços e que não tenham alteração por um longo período.
Assim, a departamentalização funcional é mais indicada para empresas com pouca mudança e tarefas rotineiras, onde a especialização e a eficiência são importantes.
Jovem, assim como tudo na vida, a departamentalização funcional tem suas vantagens e desvantagens.
Suas vantagens são:
... Ler mais