Gestão de Pessoas e Administração Geral EmÁudio - Departamentalização – Parte 2
Bem-vindo de volta, jovem! Bora continuar nossos estudos sobre a departamentalização! Aumenta o som aí!
Mais um tipo de departamentalização que você precisa conhecer: a Departamentalização Geográfica, que também é chamada de departamentalização por localização geográfica ou territorial.
Essa departamentalização representa o foco na área geográfica que constitui o mercado que a empresa pretende servir. A empresa se diferencia em função do território que pretende cobrir e estabelecer seu domínio.
Constitui uma departamentalização extrovertida, pois a empresa está focada no seu mercado.
Jovem, quase sempre a departamentalização geográfica está restrita à área de marketing ou de produção e é muito utilizada pelo sistema bancário.
A departamentalização por localização geográfica constitui a maneira mais exteriorizada com que a empresa se ajusta ao mercado que pretende cobrir.
Tudo nela está voltado para o território a ser servido pela empresa.
Essa departamentalização também tem suas vantagens e desvantagens...
Temos como pontos positivos:
• Quando as circunstâncias externas indicam que o sucesso da organização depende particularmente do seu ajustamento às condições e necessidades locais ou regionais, a departamentalização territorial torna-se imprescindível.
• Encoraja os executivos a pensarem em termos de sucesso do território, mais do que em termos de sucesso de um departamento especializado em uma departamentalização funcional ou de um produto em uma departamentalização por produtos.
• A organização territorial permite fixar a responsabilidade de lucro e desempenho da mesma forma que a organização por produto, sendo que a ênfase é colocada no comportamento regional ou local.
• Cada departamento tem total responsabilidade pelo desempenho e pela lucratividade, como se fosse um centro de custo separado.
• O desenho organizacional na base de departamentalização territorial pode acompanhar as variações regionais e locais sem grandes problemas.
• Como cada divisão opera em um território como se fosse uma companhia independente, cada gerente divisional pode tomar decisões adequadas e adaptadas às diferenças territoriais.
Já os seus pontos negativos são:
O enfoque territorial deixa para segundo... Ler mais