Gestão de Pessoas e Administração Geral EmÁudio - Resumão EmÁudio sobre Processo de Organização
Olá! Bem-vindo ao nosso resumão em áudio! Também conhecido como resumão da aprovação!
Bora revisar os pontos mais importantes para a sua prova?! Aumenta o som aí!
Galera, vamos começar relembrando os níveis organizacionais!
A função de organização, dentro do contexto da administração e do gerenciamento de empresas, refere-se ao processo de estruturação e arranjo dos recursos e atividades de uma organização de maneira eficiente e eficaz, para alcançar os objetivos estabelecidos.
A estrutura organizacional se desdobra em três níveis distintos, lembra deles?
Isso mesmo: Nível Estratégico e Global, Nível Tático e Nível Operacional.
O nível Estratégico e Global envolve a totalidade da organização ou empresa, este nível aborda a estrutura organizacional em sua forma mais ampla (compreende a estrutura da organização, o formato organizacional e os processos de comportamento).
O nível tático diz respeito à departamentalização, abrangendo as unidades ou departamentos específicos que formam a organização.
Já o nível operacional é focado em cada atividade ou tarefa individual realizada na base da organização.
Essa parte é bem tranquila, né?
Bora para a estrutura organizacional!
A estrutura organizacional é o modo pelo qual as atividades organizacionais são divididas, organizadas e coordenadas.
Ela é um instrumento essencial para o desenvolvimento e a implementação do plano organizacional nas empresas.
A estrutura organizacional deve ser delineada e o agrupamento de atividades e recursos, visando ao alcance dos objetivos e resultados estabelecidos.
Dentro de uma empresa, geralmente encontramos dois tipos de estruturas: a estrutura formal e a estrutura informal.
A estrutura Formal é planejada e oficialmente estabelecida pela administração. Inclui organogramas, políticas escritas, procedimentos formais e linhas claramente definidas de autoridade e responsabilidade.
A estrutura Informal surge espontaneamente das relações sociais e pessoais entre os membros da organização. Não é oficialmente sancionada e baseia-se em interesses pessoais, amizades e redes sociais.
Existem três tipos básicos de estrutura organizacional: linear, funcional e linha-staff.
A organização linear é um tipo de estrutura organizacional mais simples que apresenta uma forma piramidal.
Tem sua origem na organização dos exércitos e na eclesiástica dos tempos mediáveis, sendo um modelo arcaico o que não pode ser considerado ideal.
Logo, já percebemos a palavra-chave que caracteriza essa e... Ler mais