Gestão de Pessoas e Administração Geral EmÁudio - Teorias Sobre Liderança – Parte 4
Opa! Bem-vindo de volta! Bora continuar os nossos estudos, rumo à aprovação?
Som na caixa!
Galera, já falamos da teoria dos traços de personalidade e das teorias comportamentais de liderança, certo?
Neste em áudio, falaremos das teorias situacionais....
Os modelos situacionais assumem que o comportamento adequado do líder varia de uma situação para outra.
Então, o objetivo da teoria situacional é identificar os principais fatores situacionais e especificar como eles interagem a fim de determinar o comportamento adequado do líder.
Antes de discutir as principais teorias situacionais, primeiro vamos discutir um importante modelo que serviu de base para essas teorias.
Em um artigo de referência sobre o processo de tomada de decisão, Robert Tannenbaum e Warren H. Schmidt propuseram um continuum do comportamento de liderança.
O modelo deles é como a estrutura original de Michigan.
Mas, além do comportamento puramente orientado à tarefa (ou “orientado ao chefe”, como eles chamam) e orientado ao funcionário (“orientado ao subordinado”), eles identificaram diversos comportamentos intermediários que o gestor deve considerar.
O continuum de liderança de Tannenbaum e Schmidt foi um importante precursor das abordagens situacionais modernas da liderança.
Ele identifica sete níveis de liderança, que variam entre os extremos da liderança orientada pelo chefe e orientada pelo subordinado.
Esse continuum de comportamento varia do extremo em que o gestor toma decisão absolutamente sozinho em que os colaboradores tomam a decisão com... Ler mais