Gestão de Pessoas e Administração Geral EmÁudio - Teoria dos dois fatores
Fala, meu querido! Fala, minha querida! Como vão os estudos?
Bora aprender mais um pouquinho!? Vem comigo!
Neste em áudio falaremos da teoria dos dois fatores, beleza? Vamos lá!
Frederick Herzberg foi outro psicólogo americano que escreveu sobre motivação, e sua teoria mais significativa ficou conhecida como a teoria dos dois fatores, quais sejam: os higiênicos e os motivacionais.
A principal inovação está em enfatizar que motivação e satisfação não são construtos lineares, isto é, ressaltar que, quando se está motivado, busca-se satisfação e, quando se está satisfeito momentaneamente, as necessidades diminuem, assim como a motivação, como era pressuposto em outras teorias motivacionais.
Diferentemente disso, Herzberg afirma que os fatores necessários para gerar satisfação no trabalho são diferentes daqueles requeridos para que estejamos motivados.
Os fatores higiênicos são aqueles necessários para assegurar uma satisfação mínima e estão relacionados às condições de trabalho, às instalações, aos recursos e ao ambiente de trabalho – como o clima organizacional, as relações entre chefias e colaboradores, os regulamentos e normas internos, a forma como o trabalho é dividido e atribuído entre os funcionários e também o salário.
Herzberg usa a palavra higiênico para classificar esse grupo de fatores dado seu caráter apenas preventivo, ou profilático, no sentido de que a existência deles apenas evita a insatisfação, não garante que as pessoas se esforçarão com mais intensidade ou persistência em suas atividades, ou seja, não é capaz de motivar, porém pode desmotivar os colaboradores.
Quando ótimos, evitam a insatisfação, mas não conseguem elevar a satisfação. E quando a elevam, não conseguem sustentá-la ou mantê-la por muito tempo.
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