Gestão de Pessoas e Administração Geral EmÁudio - Formas de Comunicação
Fala, meu querido! Fala, minha querida! Beleza?
Neste em áudio, falaremos das formas de comunicação. Vamos juntos?
Aperta o play aí e bons estudos!
Galera, as três principais modalidades de comunicação nas organizações são: comunicação escrita, oral e não verbal.
Muitas vezes essas modalidades são misturadas.
As considerações que afetam a escolha de uma modalidade incluem o público (fisicamente presente ou não), a natureza da mensagem (sua urgência ou sigilo) e os custos de transmissão.
Os três métodos de comunicação nas organizações estão interrelacionados. Um complementa o outro, embora todos possam ser usados sozinhos.
Normalmente as organizações produzem uma grande quantidade de comunicação escrita.
Uma carta é um meio formal de se comunicar com um indivíduo, geralmente alguém de fora da organização.
O e-mail provavelmente é a forma mais comum de comunicação escrita nas organizações atuais.
O memorando também ainda é bastante comum e geralmente é enviado a uma pessoa ou a um grupo de dentro da organização.
Eles tratam de um tema específico e são mais impessoais (pois muitas vezes são destinados a mais de uma pessoa), porém menos formais que as cartas.
A maioria dos e-mails se parece com o memorando tradicional, mesmo sendo menos formal.
Entre outras formas comuns de comunicação escrita estão os relatórios, manuais e formulários.
Os relatórios geralmente resumem o progresso ou os resultados de um projeto e muitas vezes fornecem informações a serem usadas na tomada de decisão.
Os manuais têm várias funções na organização.
Os manuais de instruções dizem aos funcionários como operar máquinas; os manuais de políticas e procedimentos informam as normas organizacionais; os manuais de operações descrevem como realizar tarefas e solucionar problemas relacionados ao trabalho.
Já os formulários são documentos padronizados para coleta de informações.
Dessa maneira, eles representam tentativas de tornar a comunicação mais eficiente e a informação mais acessível.
O formulário d... Ler mais