Gestão de Pessoas e Administração Geral EmÁudio - Barreiras no Processo de Comunicação – Parte 2
Olá! Bem-vindo de volta!
No em áudio passado, te falei que podemos classificar as barreiras à comunicação nos seguintes tipos: Barreiras físicas ou mecânicas, Barreiras semânticas, Barreiras pessoais, Barreiras Ambientais ou Barreiras Psicossociais.
Bora bater um papo sobre essa classificação!? Vem comigo!
As Barreiras físicas ou mecânicas são os fatores físicos da comunicação.
Estão relacionadas com os aparelhos de transmissão, com o barulho, o ambiente e os equipamentos inadequados, que podem dificultar ou mesmo impedir que a comunicação ocorra.
Portanto, se refere a obstáculos físicos que impedem a comunicação eficaz, como a distância geográfica entre os comunicadores, paredes, barulho ambiental, má qualidade de conexão de telefone ou internet.
As Barreiras semânticas são limitações ou distorções decorrentes dos símbolos por meio dos quais a comunicação é feita.
As palavras ou outras formas de comunicação – como gestos, sinais, símbolos etc. – podem ter diferentes sentidos para as pessoas envolvidas no processo e podem ter seu significado distorcido.
As diferenças de linguagem constituem barreiras semânticas entre as pessoas.
Já as Barreiras pessoais são interferências que decorrem das limitações, emoções e valores humanos de cada pessoa.
As barreiras mais comuns em situações de trabalho são os hábitos deficientes de ouvir as emoções, as motivações, os sentimentos pessoais.
As barreiras pessoais podem limitar ou distorcer as comunicações com as outras pessoas.
As Barreiras Ambientais se referem a elementos do ambiente que podem distrair ou impedir a comunicação, como uma sala muito quente ou fria, iluminação inadequada, ou mobiliário desconfortável.
Esses fatores podem afetar a comunicação, mas não estão diretamente ligados às emoções dos participantes.
E, por fim, as Barreiras Psicossociais.
Jovem, as barreiras psicossociais na comunicação são profundamente influenciadas por atitudes, percepções e interações sociais que refletem preconceitos e estereótipos.
Essas barreiras não estão ligadas à estrutura ou aos processos organizacio... Ler mais