CPC EmÁudio - Atividade de intermediação financeira bancária.
Bom dia, Boa tarde, Boa noite. Não importa o horário. É sempre uma alegria ter você aqui comigo. Bora falar sobre a atividade da intermediação financeira? Bora começar esse áudio falando da formação da riqueza.
Galera, nós vamos estudar agora os principais componentes na formação da riqueza nessa atividade. Então posso começar? Tá legal, então bora lá.
1º componente: receita de prestação de serviços, que inclui as receitas relativas à cobrança de taxas por prestação de serviços. Outro componente é a provisão para créditos de liquidação duvidosa. Constituição, reversão, que inclui valores relativos à Constituição e baixa da provisão. As outras receitas incluem parte dos valores realizados de ajustes de avaliação patrimonial, valores relativos à construção de ativos na própria entidade, etc. Inclui também valores considerados fora das atividades principais da entidade, tais como ganhos e perdas na baixa de imobilizados, ganhos e perdas na baixa de investimentos, etc.
Na atividade bancária, por convenção, assume-se que as despesas com intermediação financeira devem fazer parte da formação líquida da riqueza e não de sua distribuição. As despesas de intermediação financeira também são componentes na formação da riqueza, na atividade de intermediação financeira, incluem gastos com operações de captação, empréstimos, repasses, arrendamentos e outros.
Formação da riqueza entendida? Bora para os insumos adquiridos de terceiros. Os materiais, energia e outros incluem valores relativos às despesas originadas de aquisições e pagamentos a terceiros.
Os serviços de terceiros incluem gastos de pessoal que não seja próprio e a perda e recuperação de valores ativos incluem valores relativos a ajustes a valor de mercado de investimentos. Se no período, o valor líquido for positivo, deve ser somado. Já a depreciação, a amortização e a exaustão incluem a despesa contabilizada no período. Tranquilo essa parte dos insumos adquiridos de terceiros? Hora de falarmos do valor adicionado recebido em transferência.
O resultado de equivalência patrimonial pode representar receita ou despesa, devendo essa última ser considerada como redução ou valor negativo. Outras receitas incluem dividendos relativos a investimentos avaliados pelo custo, aluguéis, direitos de franquia, etc.
Precisamos falar também da distribuição da riqueza. Galera, a 2ª parte da DVA deve apresentar de forma detalhada como a riqueza obtida pe... Ler mais