Contabilidade Geral EmÁudio: Sistemas de Inventário - Parte 2
Muito bem, turma, já chegamos em mais um áudio.
Então, já falamos do inventário periódico. Agora vamos falar do inventário permanente, tudo bem com você, né? Preparado?
Vamos nessa!
No inventário permanente, turma, em cada uma das vendas que eu realizo, eu consigo saber qual foi o custo das mercadorias vendidas, sabia?
Então, o nome Inventário permanente é justamente por estarmos de modo permanente, de modo contínuo, realizando o controle do estoque e calculando, o que é muito importante, o custo de mercadoria vendida. Assim, não calculamos o CMV só no final do exercício, como no caso do inventário periódico, entende? Tranquilo até aqui, né?
É importante que você saiba, porém, que no âmbito do sistema de inventário permanente, a gente possui alguns métodos de avaliação de estoque. Os métodos que iremos estudar daqui a pouco são 3:
1. Primeiro a entrar e primeiro a sair, chamado de PEPS;
2. Último a entrar e primeiro a sair, chamado de UEPS; e, por fim,
3. Média ponderada.
Então, nós temos a PEPS (que é primeiro a entrar e primeiro a sair), temos a UEPS (que é último a entrar e primeiro a sair) e média ponderada.
Então, segura aí, daqui a pouco a gente vai falar sobre cada um deles, beleza? Fica tranquilo.
Mas antes disso, preciso mostrar para vocês como funciona o lançamento contábil no caso da venda de mercadorias. Vamos lá? De forma simplificada, tá galera.
Quando vendemos uma mercadoria, teremos duas etapas, digamos assim. Primeiramente, a gente precisa registrar a receita de venda e o valor recebido, ou caso seja um valor a receber no futuro, teremos uma... Ler mais