Contabilidade Geral EmÁudio: Último a entrar, Primeiro a sair
Fala, minha galerinha estudiosa!
Agora a gente vai abordar um outro método, pessoal, o famoso UEPS, isso, sigla que significa "último a entrar, primeiro a sair". Isso.
Gente, oh, o nome também é sugestivo, repare. Se eu digo que é último a entrar, primeiro a sair. Isso significa que consideraremos, para fins de apuração de custo, o preço dos estoques mais recentes, os quais foram os últimos a entrar, percebeu aí? Muito bem.
Desse modo, a lógica desse método UEPS é basicamente o contrário do método que aprendemos anteriormente, né, o PEPS. Isso porque, no UEPS, consideraremos primeiramente o preço dos estoques mais recentes. Já no PEPS, a gente considera primeiramente o preço dos estoques mais antigos.
Vou utilizar exatamente o mesmo exemplo do áudio passado para que você compreenda melhor a diferença entre os dois métodos, tá. Então, vamos lá!
Imagine aí que a gente efetuou durante 1 semestre, 6 meses, né, 6 compras de 10 violões. Nesse sentido, para facilitar, considere que compramos 10 violões por mês, tá, vão dar 60 violões aí, né. Por conta da inflação, os violões foram ficando mais caros ao longo dos meses. Portanto, no primeiro mês, cada violão custou 100 reais, no segundo mês, 110 reais, no terceiro, 120, aí 130 no quarto, 140 no quinto, e no sexto mês, os 150 reais.
Bom, nesse nosso exemplo, nós só começamos a vender os violões após todas essas compras, ok? Isso, agora pense também que, depois dessas compras, nós vendemos inicialmente 20 violões. Se utilizarmos o método UEPS, quando efetuarmos uma venda, o preço dos violões mais recentes será utilizado para fins de apuração do custo das mercadorias vendidas. Não é verdade?
Então, utilizando esse exemplo que acabei de falar, na venda dos 20 violões, utilizaríamos como custo o preço dos violões adquiridos no sexto e no quinto mês, por serem os mais recentes, entendeu?
Assim teríamos 10 violões que custaram 150 reais, totalizando 1.500 reais, e ainda 10 violões que custaram 140 reais, totalizando 1.400 reais. Assim, somando tudo, temos que, no método UEPS, o custo referente aos 20 violões totalizou 2.900 reais, tá. São 1.500 mais 1.400, 2.900 reais, totalizou então a compra dos 20 violões, é o custo referente no método UEPS.