Áudio aula | 09 - Média Ponderada | Contabilidade Geral | EmÁudio Concursos
Contabilidade Geral: Média Ponderada

Fala, minha turma animada, sempre com aquele sorriso no rosto. Muito bom ter vocês por aqui, pessoal.

Até agora, a gente abordou dois métodos, né? O primeiro, o Peps, considera para a apuração do custo do produto o preço dos estoques mais antigos. O segundo, o Ueps, considera o preço dos estoques mais recentes. Podemos dizer que no meio disso tudo temos a média ponderada. Isso é conhecido também como média ponderada móvel. Esse método, como o nome sugere, considera, para a apuração das mercadorias, o preço médio das mesmas.

Então, pensando em um ambiente inflacionário, por exemplo, o custo apurado por meio da média estaria entre o custo apurado pelos métodos Peps e Ueps. É a média disso tudo aí.

Mas vamos para um exemplo prático, a fim de que você entenda melhor isso. Pense no mesmo exemplo utilizado nos áudios anteriores, no qual fizemos compras mensais de dez violões, de modo que, no primeiro mês, cada violão custou cem reais. No segundo, cem dez, cento e vinte; no terceiro, cem treze; no quarto, cem quatorze; no quinto, cem quinze.

Ainda imagine as vendas dos violões ocorrerem apenas após a realização de todas as compras. Nesse contexto, para utilizarmos a média ponderada, iremos calcular o valor total dos estoques e, posteriormente, dividiremos pela quantidade de violões que possuímos.

Para apurarmos o valor total, devemos considerar o seguinte, confere comigo: dez violões por cem reais, totalizando mil reais; outros dez violões por cento e dez reais, totalizando mil e cem reais; mais dez violões por cento e vinte, o que dá mil e duzentos reais; mais dez violões comprados a cem treze, totalizando mil e trezentos reais; outros dez violões por cento quatorze, o que dá mil quatrocentos reais; e por último, dez violões a cem quinze, o que nos dá mil e quinhentos reais.

Assim, somamos mil mais mil e cem, mais mil e duzentos, mais mil e trezentos, mais mil e quatrocentos, mais mil e quinhentos e obtemos um total de sete mil e quinhentos reais.

Okay! Bom, esse é o valor total do estoque de violões, certo? Agora, basta dividirmos tal valor pela quantidade de violões que nós temos, que são dezesseis, concorda? Foram dez a cada mês durante seis meses, então sessenta violões. Assim, dividindo sete mil e quinhentos reais por sessenta violões, temos o valor médio de cento e vinte e cinco reais.

Se... Ler mais

Conheça agora o aplicativo EmÁudio Concursos! São mais de 40 mil aulas em áudio e texto, com cursos completos dos melhores professores do Brasil, incluindo as aulas de Contabilidade Geral - Estoques e Métodos de Avaliação - 09 - Média Ponderada: SAIBA MAIS