Áudio aula | 10 - Exercícios de Fixação Sobre Sistemas de Inventário | Contabilidade Geral | EmÁudio Concursos

Contabilidade Geral EmÁudio: Exercícios de Fixação Sobre Sistemas de Inventário


E aí, como é que você tá? Tudo bem?

Turma, vamos firme! Agora é a hora dos exercícios de fixação, né? Bora fazer duas questõezinhas para treinarmos um pouco?

A primeira delas, turma, é do CESPE/CEBRASPE, referente ao concurso do MTE, e diz o seguinte:

"O custo do produto vendido, apurado pelo método da média ponderada móvel, será sempre um valor intermediário entre o custo apurado pelo método PEPS e o apurado pelo método UEPS."

E aí, já sabe a resposta?

Ah, então, galera, é necessário reforçar que o custo do produto vendido e o custo da mercadoria vendida são basicamente a mesma coisa, né? Todavia, geralmente utilizamos o nome "custo do produto vendido" quando estamos diante de uma indústria e o nome "custo da mercadoria vendida" quando se trata de uma empresa que revende mercadorias. Entendeu?

Ok, dito isso, bola pra frente! A questão afirma que o custo do produto vendido, o famoso CPV, apurado pelo método da média ponderada, será sempre um valor intermediário que estará entre o CPV apurado pelo PEPS e o CPV apurado pelo UEPS. A gente sabe que isso foi exatamente o que aconteceu no exemplo que utilizamos nos áudios passados, não é verdade? Mas será que podemos dizer que isso sempre irá ocorrer?

Para responder essa questão, preciso te fazer pensar no seguinte:

Na situação que utilizamos nos áudios anteriores, os preços aumentavam de uma compra para outra, lembra? Ou seja, havia um cenário de inflação, e é exatamente porque houve variação no preço dos estoques que obtivemos resultados diferentes para o PEPS ou UEPS e a média ponderada.

Quando não há uma variação de preços, a gente também não vai ter um resultado diferente no que tange à utilização dos 3 métodos. Quer ver?

Pense novamente na compra de violões para revenda. Para facilitar, vamos dizer que compramos 10 violões no primeiro mês, 10 violões no segundo mês e 10 violões no terceiro mês, sendo que em todas essas compras os violões custaram 100 reais cada. Ou seja, não houve diferença no preço do violão entre uma compra e outra.

Pessoal, ao final do terceiro mês, tivemos uma demanda para vendermos 10 violões, vamos apurar o custo pelos 3 métodos?

Bom, no caso do PEPS, utilizamos o preço dos estoques mais antigos, os quais custaram 100 reais cada. Como são 10 violões, multiplico 100 por 10 e obtém um total de 1.000 reais, ok?

Já no UEPS, utilizamos o preço dos estoques mais recentes, os quais também custaram 100 reais cada. Assim, da mesma maneira, devo multiplicar 100 por 10, então tere... Ler mais

Conheça agora o aplicativo EmÁudio Concursos! São mais de 40 mil aulas em áudio e texto, com cursos completos dos melhores professores do Brasil, incluindo as aulas de Contabilidade Geral - Estoques e Métodos de Avaliação - 10 - Exercícios de Fixação Sobre Sistemas de Inventário: SAIBA MAIS