Administração Financeira e Orçamentária EmÁudio: Resultado Primário
Olá, guerreiro e guerreira. Nesse áudio, vamos estudar o resultado primário. Aumento o som aí.
O resultado primário - RP é a diferença entre receitas e despesas primárias ou não financeiras, ou seja, todas aquelas que não tenham caráter financeiro. Ele é importante porque ele indica se o ente está ou não vivendo dentro de seus limites financeiros e contribuindo para a redução ou elevação do seu endividamento.
O caminho para reduzir o endividamento é por meio da consecução de resultados primários. Ora, não seria assim também na sua casa? Se você tivesse uma dívida, qual seria o caminho ideal para quitála? Seria aumentar a receita ou diminuir as despesas. de forma que fosse gerada uma sobra para quitar a dívida. Essa sobra é o resultado primário.
Por outro lado, se você continuasse a ter receitas menores do que despesas déficit, você iria se ver forçado a tomar mais empréstimos, aumentando a sua dívida para fazer face às suas despesas. Todo ano, nós temos uma meta para o resultado primário, uma meta relativa que é fixada em termos de percentual do PIB, pois economicamente isso faz sentido.
Em um caso concreto, é possível ter metas negativas, é como se disséssemos, a gente vai perder nossa meta é só não perder muito. Ou seja, a meta era um déficit primário, tudo bem, podemos ter metas negativas. Tudo bem, entre aspas, porque melhor seria se a nossa meta e o nosso real fossem de superávit primário. O fato de termos metas negativas não nos impossibilita de cumprir a meta.
Agora vem o detalhe. Pode existir muito da famosa contabilidade criativa por trás do cumprimento da meta. Uma das formas de flexibilizar o cumprimento da meta de resultado primário... Ler mais