Administração Financeira Orçamentária EmÁudio: Receitas e Despesas Públicas
Olá, concurseiro e concurseira. Vamos iniciar mais um módulo do curso da Lei de Responsabilidade Fiscal em áudio. Neste módulo, vamos estudar receitas e despesas públicas. Aumenta o som aí e vamos começar.
Iniciamos nossos estudos com o tema previsão e arrecadação da receita pública e renúncias de receita.
Se você acha que a previsão estimativa de receita não tem muita importância, então dá uma olhadinha nesse exemplo. João é funcionário de uma empresa e seu salário é de 5.000 mil reais, mas ambicioso do jeito que é. Ele também começou um negócio novo pela internet e está convicto de que vai conseguir mais 5.000 mil mensais logo a partir do primeiro mês.
Por isso, em seu orçamento, João estimou que sua receita mensal seria 10.000 mil reais. Já que essa é a sua estimativa então João fixou as suas despesas mensais assim: 3.000 mil reais para o aluguel, 3.000 reais para a fatura do cartão de crédito.
1.000 reais para as contas de água, energia, internet, etc. 1.000 reais para a prestação e gasolina do carro, 1.000 reais para a alimentação, 500 reais para a academia, 500 reais para o seu cachorro.
Não é preciso ser um gênio para perceber que esse planejamento orçamentário está completamente furado ele não reflete a realidade, a não ser que João encontre um jeito de ganhar 5.000 reais por mês, realizando a sua estimativa de 10.000 reais mensais.
É óbvio que várias despesas não serão executadas com 5.000 reais, por exemplo, João não paga nem o aluguel e a fatura do cartão de crédito. Ah, professor, mas é só ele cortar algumas despesas, se mudar para um local mais simples e pagar menos aluguel, gastar menos no cartão de crédito, vender o carro.
É, mas não é tão fácil assim. João acabou de entrar no novo apartamento. Se sair agora, vai pagar uma bela multa. Também teve de renovar o apartamento, comprou cama, armários, ar condicionado, fogão, geladeira, tudo no cartão de crédito.
Sua fatura vai ser no mínimo, 2.500 reais pelos próximos 10 meses e João mora numa cidade com transporte público precário por isso ele precisa do carro para trabalhar.
Agora, João está numa situação dif... Ler mais