Gestão de Pessoas e Administração Geral EmÁudio - Comunicação na Gestão Pública
Olá! Voltei! Hora de estudarmos a comunicação na Gestão Pública! Aperta o play!
Jovem, comunicação é o processo de transmissão de informação e compreensão de uma pessoa para outra.
Toda comunicação envolve sempre duas ou mais pessoas, pois é um processo de interação.
A comunicação realiza uma ponte de significados entre duas ou mais pessoas.
Assim, comunicar não é somente transmitir uma mensagem.
É, principalmente, fazer que a mensagem seja recebida e corretamente compreendida pela outra pessoa.
Se não houver essa compreensão de significado, não ocorre a comunicação.
Se uma pessoa transmite uma mensagem e esta não for compreendida pela outra pessoa, a comunicação não se efetivou.
A comunicação da instituição pública é citada e descrita pela maior parte dos autores consultados, mas suas abordagens não são idênticas.
Podemos afirmar que aspectos apresentados por um autor são complementados pelo pensamento de outro.
Juntas, as propostas podem nos levar à composição de um conceito sem dúvida mais abrangente, talvez mais completo.
Galera, a maioria dos pesquisadores define como institucional a comunicação realizada pela administração pública e por quaisquer entes envolvidos com o serviço público cuja finalidade seja a organização de um sistema integrado de comunicação que garanta, em primeira instância, publicidade e compreensão das produções normativas e que assegure serviços de informação “capazes de satisfazer específicas necessidades dos usuários”.
A condição necessária é que essa atividade seja contínua, inserida em uma estratégia de intervenção com o objetivo de evitar o risco de ações fragmentadas, não coordenadas e incoerentes, e que seja realizada por um quadro dotado de profissionalismo específico.
Nessa perspectiva, a comunicação institucional é uma parte da comunicação pública, considerada um grande aglomerado que assume o aspecto de uma atividade prevalentemente informativa, limitada a auxiliar o cidadão a mover-se no labirinto da burocracia.
Al... Ler mais