Gestão de Pessoas e Administação Geral EmÁudio - Ciclo da Gestão de Processos
Fala, galera! Voltei!
Bora bater um papo sobre o ciclo da gestão de processos? Ouvidos bem abertos!
Meu povo, mapear ou levantar processos são atividades essenciais para o bom gerenciamento de uma organização, pois permitem criar representações completas e precisas acerca do funcionamento das suas atividades.
Além disso, proporcionam o aumento da compreensão do negócio, facilitando a comunicação e a integração interna em busca da identificação de oportunidades de melhoria.
O gerenciamento de processos de negócio (BPM) possui a responsabilidade de integrar as estratégias e os objetivos organizacionais com as necessidades dos clientes, incentivando a análise e a revisão de atividades em busca da melhoria contínua de processos.
Pavani Junior e Scucuglia explicam que os processos nem sempre são plenamente visíveis nas organizações e que o mapeamento atua como um instrumento que possibilita a análise crítica do negócio, por meio da investigação de informações.
Com isso, o mapeamento descreve as atividades que envolvem os processos e facilita a compreensão por todos os envolvidos, permitindo elaborar pontos de melhoria que podem ser implantados posteriormente.
Com relação ao mapeamento de processos, podemos citar dois estados possíveis.
O primeiro, caracterizado pela situação atual, chamado de AS--IS, e o... Ler mais