Gestão de Pessoas e Administração Geral EmÁudio - Redesenho de Processos – Parte 3
Fala, galerinha! Voltei!
Como falei no finalzinho do áudio passado, agora, nós estudaremos a implementação, implantação e normatização do novo processo. Vem comigo!
A implementação e a implantação de processos são expressões que, apesar de parecidas, não se confundem.
A implementação é a atividade de colocar o processo novo em funcionamento e em utilização.
A implantação é apenas uma das partes da implementação, pois consiste em apresentar a nova rotina de trabalho para o usuário e marcar uma data para o início da utilização do novo processo.
A implantação se refere ao início de algo novo, enquanto a implementação dá ideia de continuidade, isto é, de prosseguimento.
Para que um processo organizacional tenha sucesso durante a sua implementação, não basta somente implementá-lo, pois deve ser criada toda uma cultura de utilização para o novo processo.
Pode ser que essa tarefa exija treinamento da equipe, leitura de manuais e reuniões, mas, como a utilização do novo processo é de interesse da organização, nada disso será em vão.
A implementação do novo processo consiste na sua colocação em operação de forma definitiva. Lembra que, para que a implementação ocorra com sucesso, todos os recursos necessários precisam estar disponibilizados e ter sido previamente testados para que, na data estipulada pela equipe envolvida, tudo ocorra conforme o planejado.
A implementação de um novo processo organizacional envolve a elaboração de um plano, que servirá de base para as atividades.
Esse plano precisa descrever a transição do processo antigo para o novo, de forma a garantir uma transição eficaz da situação atual da empresa, para a situação nova desejada.
Para que esse plano seja consistente, é necessário que as metas sejam estabelecidas ou revistas, que os riscos sejam identificados, que o treinamento da equipe seja planejado e que a atuação dos gestores e da alta cúpula da empresa também seja planejada.
“Como assim, professor? Não entendi.”
Calma, vou te explicar melhor...
Quando eu falei que as metas devem ser estabelecidas ou revistas é que devem ser definidas metas para o processo, para o pessoal e para as ferramentas envolvidas.
Elas servem para trazer entendimento e motivação para os envolvidos nas atividades, pois representam uma visão do futuro da organização, depois da implementação do processo novo.
Além disso, é preciso reconhecer os risc... Ler mais