Gestão de Pessoas e Administração Geral EmÁudio - Normas ISO
Fala, galera! Voltei! Hora de estudarmos as famosas normas ISO! Atenção, hein! Bora lá!
A expressão ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, não importando a sua dimensão.
A sigla ISO se refere à International Organization for Standardization.
Foi criada em 1946, após a Segunda Guerra Mundial, quando representantes de 25 países se reuniram em Londres e decidiram fundar uma nova organização para padronização, com o objetivo de facilitar a coordenação internacional e unificação dos padrões industriais.
Essa organização internacional é uma entidade não governamental, e iniciou suas atividades oficialmente em 23 de fevereiro de 1947, com sede em Genebra, na Suíça.
Hoje está presente em cerca de 161 países e no Brasil é representada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
De acordo com Carpinetti, um sistema de gestão da qualidade tem como propósito evitar ou minimizar a ocorrência de casos de não atendimento de requisitos dos clientes (não conformidades), contribuindo assim para o bom atendimento e também para a redução de desperdícios.
Para isso, a ISO propõe um conjunto de atividades de gestão que, se bem implementadas, devem contribuir para a redução de não conformidades e desperdícios.
A sigla ISO foi originada da palavra isonomia, sinônimo de igualdade, cujo objetivo é a padronização do gerenciamento do sistema da qualidade visando a unificação de forma universal.
Sua função é promover a normatização de produtos e serviços para que a qualidade seja permanentemente melhorada.
A primeira norma ISO 9000, criada em 1987, baseou-se na BS-5750 (British Standard), norma de origem britânica.
Ficou conhecida como norma de gestão, u... Ler mais