Gestão de Pessoas e Administração Geral EmÁudio - Gestão de Conflitos e Negociação Conflitos
Olá! Bem-vindo a mais um módulo do nosso curso de Gestão de Pessoas e Administração Geral EmÁudio!
Bora estudar a Gestão de conflitos e Negociação? Aumenta o som aí e vamos juntos!
Galera, primeiramente, é importante que você saiba que conflito é o processo que começa quando uma das partes percebe que a outra parte o afetou de forma negativa, ou que a ira afetar de igual forma.
O conflito é um processo de oposição e confronto que pode ocorrer entre indivíduos ou grupos nas organizações.
Ele acontece quando algumas partes exercem poder na busca de objetivos valorizados que atrapalhem o progresso de outras partes.
Segundo Robbins, conflito é um processo que tem início quando uma das partes percebe que a outra afeta ou pode afetar negativamente alguma coisa que a outra acha importante.
Ou seja, jovem, conflito é um processo no qual uma parte percebe que seus interesses estão sendo contrariados ou afetados negativamente pela outra parte.
Ele pode ocorrer quando uma parte obstrui outra de alguma forma na busca de seus objetivos ou simplesmente quando uma parte percebe a situação dessa maneira.
Em última análise, o conflito se baseia em percepções; ele existe sempre que uma parte acredita que a outra pode obstruir seus esforços, independentemente desta pretender de fato obstruí-la ou não.
O conflito envolve três características:
O conflito tem que ser percebido, senão, não existe conflito.
A existência do conflito está diretamente ligada à sua percepção, por uma ou por ambas as partes envolvidas. Caso contrário, mesmo que a situação presente estimule o conflito, ele não acontecerá.
Além disso, tem de haver interação.
“Como assim, professor?”
Notamos que o conflito ocorre quando duas ou mais pessoas estão reunidas em um ambiente comum, seja ele real, seja virtual.
Portanto, se não há interação entre as pessoas, não haverá con... Ler mais