Gestão de Pessoas e Administração Geral EmÁudio - Tipos de Conflitos
Fala, galera! Voltei! Como prometido, hora de estudarmos dos tipos de conflitos. Bora lá!
O primeiro tipo que iremos estudar são os Conflitos Disfuncionais e Funcionais.
Conflito disfuncional ocorre quando há um confronto de ideias, valores, posições ou interesses que produz efeitos negativos no relacionamento, ou seja, este tipo de conflito atrapalha o desempenho do grupo.
Ele ocorre quando há um confronto de ideias, valores, posições ou interesses que resulta em efeitos prejudiciais no relacionamento e no desempenho do grupo.
Esse tipo de conflito pode minar a cooperação e colaboração dentro do grupo.
Os membros podem se tornar relutantes em trabalhar juntos, compartilhar informações ou apoiar as iniciativas uns dos outros devido ao clima de desconfiança criado pelo conflito disfuncional.
Vale ressaltar que estes conflitos, quando ocorrem de maneira persistente, podem levar ao aumento da rotatividade dos talentos organizacionais, pois os membros podem se sentir desmotivados e insatisfeitos com o ambiente de trabalho.
Segundo Robbins, conflito disfuncional atrapalha o desempenho do grupo.
Já os conflitos funcionais atuam de forma construtiva, apoiando os objetivos do grupo e melhorando o desempenho.
Eles têm um impacto construtivo nas operações e metas do grupo.
Ao contrário do que possa parecer à primeira vista, esses conflitos são benéficos e podem ter um efeito positivo no desempenho do grupo.
O embate de ideias e a discussão aberta gerados pelos conflitos funcionais podem estimular a criatividade e a inovação. Os membros do grupo são desafiados a pensar de forma diferente e a considerar novas abordagens para resolver questões.
Segundo Robbins, conflito funcional apoia os objetivos do grupo e melhora seu desempenho.
Tudo bem até aqui?
Além dos conflitos Disfuncionais e Funcionais, temos o Conflito de Tarefa, o Conflito Relacionamento e o Conflito de Processo.
O Conflito de Tarefa se refere a desacordos sobre o conteúdo e os objetivos do trabalho.
Isso pode incluir divergências sobre como uma tarefa deve ser executada, quais metas devem ser priorizadas, ou diferentes pontos de vista sobre uma decisão estratégica.
Geralmente é baseado em diferenças de opinião ou perspectiva e tende a ser centrado em questões factuais ou lógicas.
Pode ser positivo (conflito funcional) se gerenciado adequadamente, pois estimula a discussão crítica, a inovação e a tomada de decis... Ler mais