Gestão de Pessoas e Administração Geral EmÁudio - Resumão EmÁudio sobre Gestão de Conflitos - Parte 1
Fala, jovem! Bem-vindo ao nosso resumão EmÁudio!
Chegou a hora de refrescarmos a memória! Vamos juntos!
Começaremos o nosso resumão relembrando do conceito de conflito...
Galera, conflito é o processo que começa quando uma das partes percebe que a outra parte o afetou de forma negativa, ou que a ira afetar de igual forma.
O conflito é um processo de oposição e confronto que pode ocorrer entre indivíduos ou grupos nas organizações.
Ele acontece quando algumas partes exercem poder na busca de objetivos valorizados que atrapalhem o progresso de outras partes.
Além disso, é importante que você saiba a Evolução das Visões dos Conflitos: visão tradicional, visão de relações humanas e visão interacionista.
Relembrou? Bora para os tipos de conflito!
O primeiro tipo que iremos relembrar são os Conflitos Disfuncionais e Funcionais.
Conflito disfuncional ocorre quando há um confronto de ideias, valores, posições ou interesses que produz efeitos negativos no relacionamento, ou seja, este tipo de conflito atrapalha o desempenho do grupo.
Já os conflitos funcionais atuam de forma construtiva, apoiando os objetivos do grupo e melhorando o desempenho.
Eles têm um impacto construtivo nas operações e metas do grupo.
Ao contrário do que possa parecer à primeira vista, esses conflitos são benéficos e podem ter um efeito positivo no desempenho do grupo.
E aí? Conseguiu relembrar? Vamos em frente!
Além dos conflitos Disfuncionais e Funcionais, temos o Conflito de Tarefa, o Conflito Relacionamento e o Conflito de Processo.
O Conflito de Tarefa se refere a desacordos sobre o conteúdo e os objetivos do trabalho.
Já o Conflito de Relacionamento, se refere a tensões interpessoais, antipatias ou mal-entendidos que não estão diretamente relacionados ao trabalho em si.
O Conflito de Processo é focado em como o trabalho é feito, ou seja, nos aspectos operacio... Ler mais