Áudio aula | 11 - Balanço Patrimonial – Parte 2 | Contabilidade Geral - CPC | EmÁudio Concursos

CPC EmÁudio - Balanço Patrimonial – Parte 2

Olá! Voltamos com mais conhecimento sobre o balanço patrimonial!

Vamos juntos! Respira fundo e aumenta o som aí!

Começaremos essa segunda parte sobre balanço patrimonial falando da Distinção entre circulante e não circulante.

Atenção!

Galera, a entidade deve apresentar ativos circulantes e não circulantes, e passivos circulantes e não circulantes, como grupos de contas separados no balanço patrimonial, exceto quando uma apresentação baseada na liquidez proporcionar informação confiável e mais relevante.

Quando essa exceção for aplicável, todos os ativos e passivos devem ser apresentados por ordem de liquidez.

Qualquer que seja o método de apresentação adotado, a entidade deve divulgar o montante esperado a ser recuperado ou liquidado em até doze meses ou mais do que doze meses, após o período de reporte, para cada item de ativo e passivo.

Quando a entidade fornece bens ou serviços dentro de um ciclo operacional claramente identificável, a classificação separada de ativos e passivos circulantes e não circulantes no balanço patrimonial proporciona informação útil ao distinguir os ativos líquidos que estejam continuamente em circulação como capital circulante dos que são utilizados nas operações de longo prazo da entidade.

Essa classificação também deve destacar os ativos que se espera sejam realizados dentro do ciclo operacional corrente, bem como os passivos que devam ser liquidados dentro do mesmo período.

Beleza?

Para algumas entidades, tais como instituições financeiras, a apresentação de ativos e passivos por ordem crescente ou decrescente de liquidez proporciona informação que é confiável e mais relevante do que a apresentação em circulante e não circulante pelo fato de que essas entidades não fornecem bens ou serviços dentro de um ciclo operacional claramente identificável.
Ah! Você vai perceber que é permitido à entidade apresentar alguns dos seus ativos e passivos, utilizando-se da classificação em circulante e não circulante e outros por ordem de liquidez quando esse procedimento proporcionar informação confiável e mais relevante.

A necessidade de apresentação em base mista pode surgir quando a entidade tem diversos tipos de operações. Ler mais

Conheça agora o aplicativo EmÁudio Concursos! São mais de 40 mil aulas em áudio e texto, com cursos completos dos melhores professores do Brasil, incluindo as aulas de Contabilidade Geral - CPC - CPC 26 - Apresentação das Demonstrações Contábeis - 11 - Balanço Patrimonial – Parte 2: SAIBA MAIS