E aí, galera! Voltei!
Bora iniciar os nossos estudos sobre as Notas Explicativas?! Vamos juntos!
Começaremos estudando a sua estrutura!
Meu povo, as notas explicativas devem:
• Apresentar informação sobre a base para a elaboração das demonstrações contábeis e das políticas contábeis específicas utilizadas;
• Divulgar a informação requerida pelos Pronunciamentos Técnicos, Orientações e Interpretações do CPC que não tenha sido apresentada nas demonstrações contábeis; e
• Prover informação adicional que não tenha sido apresentada nas demonstrações contábeis, mas que seja relevante para sua compreensão.
As notas explicativas devem ser apresentadas, tanto quanto seja praticável, de forma sistemática.
Na determinação de forma sistemática, a entidade deve considerar os efeitos sobre a compreensibilidade e comparabilidade das suas demonstrações contábeis.
Cada item das demonstrações contábeis deve ter referência cruzada com a respectiva informação apresentada nas notas explicativas.
Quer alguns exemplos de ordenação ou agrupamento sistemático das notas explicativas, jovem?
Eu te dou!
Exemplos de ordenação ou agrupamento sistemático das notas explicativas incluem:
• Dar destaque para as áreas de atividades que a entidade considera mais relevantes para a compreensão do seu desempenho financeiro e da posição financeira, como agrupar informações sobre determinadas atividades operacionais;
• Agrupar informações sobre contas mensuradas de forma semelhante, como os ativos mensurados ao valor justo; ou
• Seguir a ordem das contas das demonstrações do resultado e de outros resultados abrangentes e do balanço patrimonial, tais como:
- Declaração de conformidade com os Pronunciamentos Técnicos, Orientações e Interpretações do CPC;
- Informação de política contábil material;
- Informação de suporte de itens apresentados nas demonstrações contábeis pela ordem em que cada demonstração e cada rubrica sejam apresentadas; e
- Outras divulgações, incluindo:
- Passivos contingentes e compromissos contratuais não reconhecidos; e
- Divulgações não financeiras, por exemplo, os objetivos e as políticas de gestão do risco financeiro da entidade.
As notas explicativas que proporcionam informação acerca da base para a elaboração das demonstrações contábeis e as políticas contábeis específicas podem ser apresentadas como seção separada das demonstrações contábeis.
Tudo bem até aqui, galera? Vamos seguir...
Bora falar agora da divulgação de informação de política contábil.
A entidade deve divulgar informações materiais da política contábil.
As informações de política contábil são materiais se, quando consideradas em conjunto com outras informações incluídas nas demonstrações contábeis da entidade, pode-se razoavelmente esperar que influenciem as decisões que os principais usuários das demonstrações contábeis para fins gerais tomam com base nessas demonstrações contábeis.
As informações de política contábil que se relacionam com transações, outros eventos ou condições imateriais e não precisam ser divulgadas.
No entanto, jovem, as informações de políti... Ler mais