Gestão de Pessoas e Administração Geral EmÁudio: Gestão de Pessoas no Setor Público
Opa! Chegamos aqui. Bem-vindo de volta. Hora de estudarmos a gestão de pessoas no setor público. Vamos juntos. Aumenta o som aí.
Então, turma, uma definição possível para gestão de pessoas no setor público é: esforço orientado para o suprimento, a manutenção e o desenvolvimento de pessoas nas organizações públicas. Em conformidade com os ditames constitucionais e legais, né, observadas as necessidades e condições do ambiente em que se inserem. Tá bom?
A exemplo do gerenciamento de qualquer recurso escasso, a administração de pessoas se processa, necessariamente diariamente, ainda que não se perceba, segundo as quatro etapas interdependentes do denominado ciclo administrativo. Perceba que, nesse contexto, a gestão de pessoas envolve um conjunto de ações preliminares de planejamento das necessidades mútuas entre a organização e as pessoas. O arranjo dos recursos necessários à satisfação dessas necessidades, seguido dos esforços de gestão desse conjunto, orientados pelo vetor resultante do produto dos objetivos institucionais e individuais, constantemente balizado pelo cotejo entre o desempenho efetivo e previsto com vistas às correções de curso do processo.
Grave uma coisinha aí, jovem. A gestão de pessoas no setor refere-se ao conjunto de práticas e estratégias utilizadas para administrar o capital humano nas instituições governamentais. Entendeu? Gravou isso aí? Então vamos seguir.
Deixa eu te fazer uma pergunta. Você saberia me dizer o conceito de agente público? Então vamos lá, eu te ajudo. Oh, os agentes públicos são o que se convencionou denominar de recursos humanos no setor público. Agentes públicos são todas as pessoas que prestam serviços ao Estado e às pessoas jurídicas na administração indireta: autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista. Existem diferentes tipologias, segu... Ler mais