Gestão de Pessoas e Administração Geral Em Áudio: Objetivos e Desafios da Gestão de Pessoas - Parte 2
E aí, tudo bem? Bem-vindo de volta. Aumenta o som aí, você vai gostar. Porque vamos continuar falando dos Objetivos e Desafios da Gestão de Pessoas, beleza?
Finalizamos o EmÁudio passado falando dos meios pelos quais a Gestão de Pessoas pode contribuir para a eficiência e eficácia organizacional. Não foi isso? Beleza. Falamos de quatro deles, né? Vamos continuar então.
Quinto meio. Desenvolver e elevar a qualidade de vida no trabalho, QVT. Bom, esse conceito se refere a aspectos da experiência no trabalho, como estilo de gestão, liberdade e autonomia para tomar decisões, camaradagem e agradável ambiente de trabalho, segurança no emprego, horas adequadas de trabalho e tarefas significativas e agradáveis. O programa de QVT deve estruturar o trabalho e o ambiente de trabalho em um local desejável, gostoso e atraente, no sentido de satisfazer necessidades individuais das pessoas. Fique tranquilo, falaremos disso mais para frente, ok?
A confiança na organização é fundamental para a atração e retenção de talentos.
Vamos lá para o sexto meio. Administrar e impulsionar a mudança. Bem, galera, a turbulência das mudanças sociais, tecnológicas, econômicas, culturais e políticas e suas tendências estão trazendo novas abordagens, mais flexíveis e ágeis para garantir a competitividade e sobrevivência das organizações. E os profissionais de gestão de pessoas devem saber como lidar com mudanças se realmente querem contribuir para o sucesso da sua organização. São mudanças que se multiplicam exponencialmente e cujas soluções impõem novas estratégias, filosofias, programas, procedimentos e soluções. Turma, a gestão de pessoas deve estar comprometida com as mudanças e para melhor.
Tá conseguindo me acompanhar aí? Vamos em frente, vamos lá.
Sétimo meio. Manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável. A atividade de gestão de pessoas deve ser aberta, transparente, justa, confiável e ética. Lembre-se, tá? Pessoas não devem ser discriminadas e seus direitos básicos devem ser plenamente garantidos. Tanto pessoas como organizações devem seguir padrões éticos e de responsabilidade social. Pra falar a verdade, esta não é uma exigência feita somente às organizações, tá pessoal? Mas também aos gestores e às pessoas que nelas trabalham. Belezinha?
Bom, tá chegando aí o oitavo meio. Construir a melhor equipe e a melhor empresa. Oh, não basta cuidar somente das pessoas. Ao cuida... Ler mais