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Vendas e Negociações EmÁudio: Formulação de Estratégia: Cadeia de Valor

E aí, jovem tudo certo? Bora aprender mais um pouquinho? Coloca um sorriso no rosto, foca e vamos juntos!

Michael Porter, no livro Vantagem Competitiva, criou um quadro de referência para diagnosticar como uma empresa pode implementar as estratégias genéricas. Um conceito central nessa implementação é o de vantagem competitiva.

Vantagem competitiva corresponde à diferença de valor agregado que uma organização entrega para seus clientes em comparação a seus concorrentes.

Para ficar claro esse conceito, imagine que uma empresa entrega ao seu cliente um valor adicional em relação às demais empresas. Mas, professor, o que seria esse valor adicional de entrega? Isso depende muito do segmento.

Por exemplo, uma vantagem competitiva pode ser um professor que esquematiza todos os conceitos para facilitar o aprendizado, enquanto os concorrentes simplesmente jogam a matéria para os alunos.

No mercado de telefonia móvel, por exemplo, temos a Apple, que atribui a seus produtos um nível de status social, o que não é feito por demais marcas. Logo, a força da marca da Apple é uma vantagem competitiva.

O que Porter propõe é um modelo de referência para identificar as fontes de vantagem competitiva, ou seja, qual é o setor ou atividade dentro da empresa que justificaria essa vantagem competitiva que a Apple possui. A vantagem competitiva não pode ser compreendida observando a empresa como um todo ela tem sua origem nas inúmeras atividades distintas que uma empresa executa no projeto, na produção, no marketing, na entrega e no suporte de seu produto.

Cada uma dessas atividades pode contribuir para a posição dos custos relativos de uma empresa, além de criar uma base para a diferenciação. Para responder a essa pergunta, utilizamos um modelo denominado de Cadeia de Valor. Este modelo segrega as atividades em dois grupos: atividades de apoio ou secundárias e atividades primárias.

As atividades primárias são:

- Logística interna.

- Operações.

- Logística externa.

- Marketing e vendas.

- Serviço.

Logística interna são as atividades relacionadas ao recebimento, armazenamento e distribuição dos insumos. As operações são as atividades relacionadas ao processamento dos insumos no produto. Refere-se ao trabalho de produção, montagem e embalagem dos produtos.

Já a logística externa se refere desde o armazenamento de produtos acabados até a distribuição desses produtos para os compradores. Assim, responsabiliza-se pelo proce... Ler mais

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