Vendas e Negociações EmÁudio: Formulação de Estratégia: Matriz BCG e Matriz GE - Parte Dois
E aí meu povo? Sem enrolação vamos continuar falando da famosa tabela da BCG. Aperte o play. Como já te falei essa tabela contém uma estrela, uma interrogação, uma vaca leiteira e um abacaxi ou um cachorro assustado, lembra?
Já conversamos sobre o elemento estrela. Vamos para o próximo. Ponto de interrogação.
Ponto de interrogação é criança, problema. São unidades de negócio que vivem sob incerteza. A empresa possui uma pequena fatia do mercado, porém o mercado está em forte expansão. Os pontos de interrogação dependem de fortes investimentos e produzem baixos retornos inicialmente.
Podem se tornar estrelas, porém não existe certeza de que com o investimento a empresa consolidará essa unidade de negócio, posto que o próprio mercado pode ser temporário, por exemplo, tecnologia de DVD, ou mesmo porque outras empresas podem estar dispostas a investir pesadamente nesse mercado, o que dificultará a consolidação de uma posição dominante.
Outro elemento da tabela é a vaca leiteira.
As vacas leiteiras são as unidades de negócio que estão consolidadas no mercado em uma posição privilegiada, porém o mercado já cresce de forma lenta.
Essas unidades de negócio não demandam muitos investimentos e são essenciais por gerarem altos lucros e fluxos de caixa, os quais são necessários para financiar principalmente as unidades estrelas e alguns pontos de interrogação que a empresa avalie como estratégicos.
Por fim, o abacaxi ou o cachorro, já adianto que eu acho uma grande injustiça com o doguinho, mas na matriz BCG ele representa o pior cenário, um mercado que cresce muito pouco e que a empresa detém uma parcela insignificante. A recomendação da BCG para esses casos é sair do mercado.
Ao construir o modelo, os consultores perceberam que os produtos na maioria das vezes seguiam um certo ciclo de vida.
Primeiro, nasciam como ponto de interrogação em novos mercados. Fase de introdução do mercado.
Segundo, à medida que a empresa ia aumentando sua participação no mercado, fase de crescimento do mercado, os produtos tornavam-se estrelas.
Terceiro, com a maturidade, o crescimento do mercado diminuía, o que fazia com que aqueles produtos migrassem para vacas leiteiras. Fase de maturidade do mercado.
Quarto, por mudanças de hábitos de consumo, mudanças tecnológicas ou incapacidade gerencial, os mercados começam a diminuir até que se tornavam abacaxi, cachorro. Fase de declínio do mercado.
Evidente que isso não é uma regra, mas pense como esse ciclo representa bem várias febres de consumo que tivemos: frozen iogurte, paletas mexicanas, foodtrucks, gour... Ler mais