Conhecimentos Bancários EmÁudio: Principais Títulos e Valores Mobiliários, Debêntures.
E aí Jovem tudo certo? Nessa aula iremos falar sobre as debêntures, sabe do que se trata? Não vem comigo que eu te explico Aumente esse som aí, assim como os Commercial Papers. As debêntures também são títulos de renda fixa emitidos pelas S.A para a captação de recursos junto a investidores. Porém a captação é de médio a longo prazo e objetiva financiar o capital fixo.
Em regra, instituições financeiras não podem emitir Commercial Papers e debentures, porém excepcionalmente sociedades de arrendamento mercantil, companhias hipotecárias e o BNDES Participações estão autorizados a emitir debêntures.
As debêntures são nominativas, devem constar o titular e escriturais digitais, não sendo negociadas fisicamente. O seu valor deve ser expresso em moeda nacional, podendo ter cláusula de correção monetária com base na variação da taxa cambial ou qualquer outro referencial não proibido por lei.
A emissão de debêntures pode ser pública, comercializada e disponibilizada a todos, né, somente podendo ser feita por sociedades de capital aberto ou privada, ofertada para seletos investidores. Quer dizer geralmente já acionistas da empresa, podendo esta última ser ofertada por sociedades anônimas de capital aberto ou fechado. Não há limite legal para a quantidade de debêntures emitidas. O valor delas superar, inclusive o capital social da companhia, meu Povo.
Estes títulos conferem ao detentor do título, chamado de debenturistas, um direito de crédito contra a sociedade emitente, sendo negociados pelo valor de face e podendo remunerar por juros, participações nos lucros da companhia ou um prêmio de reembolso ao vencimento do título. Os debenturistas esperam receber o reembolso do capital investido e a remuneração.
O prazo mínimo para resgate das debêntures é de um ano, sem haver prazo máximo obrigatório. Existem, inclusive, debêntures perpétuas que duram para sempre. E o detentor resgata quando quiser, respeitando o prazo mínimo. Nesta ocasião pessoal, enquanto o investidor deixar investido, seu capital irá render, conforme dispõe o contrato.
Além disso, no contrato pode haver a previsão de resgate antecipado, com possível penalidade nesta ocasião. Tranquilo até aqui, né? Vamos seguir. Existem modalidades de debêntures, que proporcionam aos debenturistas duas opções no vencimento: resgate do valor investido, acrescido da remuneração, ou o mesmo valor em ações de uma companhia. Porém, o valor das ações é previamente determinado. Logo, se... Ler mais