Gestão de Pessoas e Administração Geral EmÁudio: Relações de Intercâmbio
Fala aí, meus futuros servidores! Gostaram, né? Não é? Então, é hora de falarmos sobre as relações de intercâmbio. Posso começar? Aumenta o som aí, vem comigo.
Bom, a interação psicológica entre empregado e organização é basicamente um processo de reciprocidade. A organização realiza certas coisas para e pelo participante. Remunera-o, dá-lhe segurança e status. Reciprocamente, o participante responde trabalhando e desempenhando suas tarefas. A organização espera que o empregado obedeça a sua autoridade e o empregado espera que a organização se comporte corretamente com ele e opere com justiça. Então, a organização reforça sua expectativa por meio do uso da autoridade e do poder de que dispõe. Enquanto o empregado reforça sua expectativa por meio de certas tentativas de influir na organização ou de limitar sua participação.
Pessoal, oh, o que eu quero dizer é que as duas partes da interação estão orientadas por diretrizes que definem o que é correto e equitativo e o que não é. Todo sistema social pode ser encarado em termos de grupos de pessoas ocupadas com o intercâmbio de seus recursos com base em certas expectativas. Esses recursos são constantemente permutados e, sem dúvida, tá, não se limitam a recursos materiais, pois abrangem ideias, sentimentos, habilidades. Além disso, no intercâmbio de recu... Ler mais