Áudio aula | 13 - Metodologia Ágil | Bloco 7: Conhecimentos Específicos | EmÁudio Concursos

Gestão de Pessoas e Administração Geral EmÁudio: Metodologia Ágil

E aí pessoal! Bom dia, boa tarde, boa noite, boa madrugada. Não importa o horário. Como sempre, é importante estar com você. Seja bem-vindo a mais um EmÁudio sobre Gestão Pública. E a partir de agora, falaremos da metodologia ágil. Mas o que seria essa tal de metodologia ágil, professor? Eu explico, vamos lá.

Gente, a resposta aos desafios da complexidade crescente e da incerteza quanto às rupturas que estão por vir e ao difícil entendimento das relações de causa e efeito pela ambiguidade está associada a um pensamento mais aberto e flexível para lidar com essa realidade. A agilidade responsiva, o pensamento sistêmico, os mecanismos de alerta dinâmicos e a busca continuada por oportunidades são recursos eficazes para lidar com o que é inconstante, incerto e mutável com frequência.

Pessoal, a habilidade de usar a inteligência coletiva e o diálogo estratégico com o apropriado envolvimento de stakeholders pode mitigar os efeitos da complexidade crescente. E, finalmente, a permanente verificação de premissas sobre decisões tomadas e renovadas face aos resultados pode auxiliar diante de situações tão confusas quanto a presença de dilemas e paradoxos. Deu para pegar isso aí? Vamos seguindo.

Galera, a metodologia ágil surgiu por conta da necessidade de entregar mais valor aos clientes em menos tempo. Mas fique ligado, hein? Isso não significa que as coisas passaram a ser feitas às pressas e sem controle de qualidade, mas sim de maneira enxuta, reduzindo desperdícios e colocando foco no que é importante e quando é importante. Tranquilinho até aqui, né?

Bom, agora, bora conversar sobre metodologias ágeis em gestão de pessoas. Posso começar aí? Ok, vamos lá.

Bom, a gestão de pessoas tem evoluído significativamente ao longo dos anos. Passando de um modelo tradicional e hierárquico para abordagens mais flexíveis e colaborativas. Neste contexto, turma, as metodologias ágeis, originalmente concebidas para o desenvolvimento de software, ganharam destaque por sua capacidade de adaptar-se a mudanças rápidas e promover uma gestão mais eficiente e centrada no ser humano.

As metodologias ágeis são um conjunto de abordagens de gerenciamento de projetos que enfatizam a flexibilidade, a colaboração em equipe e a entrega contínua de valor. Originadas no desenvolvimento de software com o Manifesto Ágil em 2001, essas metodologias quebram projetos em ciclos menores ou sprints, permitindo ajustes rápidos e resposta às mudanças.

Então, bora bater um papo sobre algumas das principais ferramentas e metodologias ágeis aplicadas à gestão de pessoas. Chega aí!

Oh, vamos começar pelo Scrum, em RH. Tradicionalmente usado em desenvolvimento de software, o Scrum agora está sendo aplicado na gestão de recursos humanos. Isso envolve a criação de equipes de RH auto-organizadas que trabalham em sprints, períodos de tempo definidos, né, para alcançar metas específicas, com reuniões diárias para monitorar o progresso e adaptar planos conforme necessário.

Já o Kanban é uma ferramenta ágil que visualiza o fluxo de trabalho, permitindo uma fácil identificação de gargalos e atrasos. Na gestão de pessoas, pode ser usado para acompanhar e gerenciar tarefas como recrutamento, onboarding de novos funcionários e desenvolvimento profissional.

Substituindo as avaliações anuais de desempenho, o feedback contínuo é uma prática ágil, onde os funcionários recebem feedback regular sobre seu trabalho. Isso permite ajustes mais rápidos e melhoria contínua, entendeu? E aí, está conseguindo me acompanhar? Posso continuar? Bora lá, vem cá!

Embora não sejam uma inovação recente, galera, os OKRs "O K Rs" ou Objectives and Key Results, estão ganhando popularidade na gestão ágil de pessoas. Eles ajudam a definir e comunicar objetivos claros e mensuráveis, com resultados-chave que indicam o progresso em direção a esses objetivos.

E o Design Thinking? Já ouviu falar? Bom, aplicar o Design Thinking na gestão de pessoas envolve usar a empatia e a colaboração para resolver problemas de RH. Bom, isso pode incluir melhorar a experiência do funcionário, tá legal? Desenvolver programas de treinamento mais eficazes e criar processos de recrutamento mais inclusivos.

Já o People Analytics faz o uso de dados e análise para informar decisões sobre gestão de pessoas. Vou explicar: ele pode ajudar a identificar tendências, prever necessidades futuras de pessoal e medir a eficácia de diferentes políticas de RH. Gente, com a pandemia da Covid-19, muitas organizações adotaram modelos de trabalho híbridos. A gestão de pessoas ágil, aqui, significa adaptar-se a diferentes estilos de trabalho e garantir que todos, independentemente de onde trabalham, tá, estejam envolvidos e produtivos. Tá dando para entender?

Seguindo o nosso papo, né, sobre algumas das principais ferramentas e metodologias ágeis aplicadas à gestão de pessoas, precisamos falar ainda de quatro: Agile Coaching, Holocratia, Squads e Business Partner.

Coaches ágeis são cada vez mais utilizados para ajudar equipes e líderes a adotarem práticas ágeis. Eles orientam, mentoram e facilitam o desenvolvimento de uma mentalidade ágil dentro da organização. Já o sistema Holocratia descentraliza a tomada de decisão, distribuindo autoridade e responsabilidade em toda a organização em círculos autônomos, mais interligados. O Squads é uma pequena equipe multidisciplinar, geralmente formada por cinco a nove pessoas. Essas equipes são autônomas, tá, o que significa que têm a liberdade, habilidade e autoridade de tomar decisões relacionadas ao seu trabalho.

Cada Squad é responsável por uma área específica ou um aspecto do projeto. Eles trabalham de forma independente em seus objetivos, que estão alinhados com as metas maiores da organização. Os Squads operam com uma mentalidade ágil, o que significa que adotam práticas como sprints, stand-ups diários, revisões e planejamento contínuo. Eles se adaptam rapidamente às mudanças e focam na entrega contínua de valor. Ok, galera?

E, por fim, o Business Partner. O profissional de RH atua como um parceiro estratégico dentro da organização. Quer dizer, em vez de se concentrar apenas em tarefas administrativas e operacionais, o HR Business Partner trabalha diretamente com os líderes de negócios para desenvolver e implementar estratégias de RH que apoiam os objetivos gerais da empresa.

Sobre o alinhamento com a estratégia de negócios, você precisa ter em mente que o foco p... Ler mais

Conheça agora o aplicativo EmÁudio Concursos! São mais de 40 mil aulas em áudio e texto, com cursos completos dos melhores professores do Brasil, incluindo as aulas de Bloco 7: Conhecimentos Específicos - Gestão de Pessoas - 13 - Metodologia Ágil: SAIBA MAIS