Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística DBTA
Fala pessoal, Bom dia, boa tarde ou boa noite! Independente da hora que você está estudando aqui conosco. Seja bem-vindo e vamos dar continuidade aos nossos estudos.
Agora que você já sabe o que é um arquivo e de quebra, o que é um arquivo público, vamos ver o que o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística DBTA fala sobre arquivologia.
No dicionário temos que arquivologia, é a disciplina que estuda as funções do arquivo e os princípios e técnicas a serem observados na produção, organização, guarda, preservação e utilização dos arquivos.
Outro termo que pode ser encontrado e que também se refere à arquivologia é a chamada arquivística. Você vai conhecer todas essas atividades citadas no conceito de arquivologia em breve, mas saiba que todas essas ações são desenvolvidas por profissionais especializados, denominados arquivistas.
Como a professora que vos fala, os arquivistas são bacharéis em arquivologia, curso superior ministrado até o momento em dezesseis universidades federais brasileiras.
Só por curiosidade mesmo, seguindo o objeto de trabalho dos arquivistas, é a informação que segundo o DBTA, é o elemento referencial, noção, ideia ou mensagem contidos num documento. Na mesma pegada o documento ainda segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, é a unidade de registro das informações, qualquer que seja o suporte ou o formato.
Aí eu te pergunto. Você acha que toda informação gera um documento arquivístico? Se você respondeu não está no caminho certo. Parabéns.
Para que a informação gere um documento arquivístico, é necessário que ela tenha sido produzida no decorrer das atividades de uma instituição. Ou seja, é preciso que essa informação seja orgânica.
Além disso, essa informação deve estar registrada em um suporte documental que falaremos mais adiante. Bom, É muito importante que você entenda o que é uma informação orgânica.
A informação orgânica é uma informação produzida para registrar uma atividade de uma instituição. Guarde isso tá bom?
Ah, professora. Mas E aquela conta do Netflix Não é um documento arquivístico? Não, não é! Apesar de estar registrada em um suporte, a conta não é orgânica, portanto não é um documento arquivístico. E não deve ser tratado como tal.
Vamos esquematizar!
O documento arquivístico deve conter uma informação orgânica e deve ser registrado em um suporte documental. Diga aí! Qualquer informação gera um documento arquivístico. N... Ler mais