Métodos de Classificação
Eaí aluno? Tudo bem com você? Neste EmÁudio vamos prosseguir com o estudo dos conceitos iniciais da arquivologia. Você está preparado, então vamos começar.
Lembra que estávamos falando sobre as diferenças existentes entre os arquivos, bibliotecas, museus e centros de documentação? Pois bem, agora vamos falar sobre as diferenças existentes no método de classificação.
Quando falamos em arquivos, cada instituição possui uma classificação específica. Isso exige um conhecimento do sistema, do conteúdo e da significação dos documentos a serem classificados.
No que diz respeito às bibliotecas, o método de classificação utiliza métodos pré-determinados e não exige conhecimento da relação entre as unidades, a organização e o funcionamento dos órgãos.
Nesse contexto, igualmente são os museus que utilizam métodos pré-determinados e não exigem conhecimento da relação entre as unidades, a organização e o funcionamento dos órgãos. Pra finalizar, temos os centros de documentação e adivinha, isso mesmo, possuem todas as características.
Nos centros de documentação a instituição pode ter uma classificação específica, que exige um conhecimento do sistema, do conteúdo e da significação dos documentos a serem classificados e pode utilizar métodos pré-determinados e não exigem conhecimento da relação entre as unidades, a organização e o funcionamento dos órgãos.
Ufa! Muita coisa, não é mesmo? Mas essas diferenças são bem simples de serem analisadas. Quer ver só? Vamos fazer alguns exercícios para fixar o conhecimento e ver se você conseguiu acompanhar a aula até aqui. Vamos lá.
Questão n° 1.
Essa questão é da banca Cespe e foi aplicada na prova do Ministério Público da União. Preste atenção e responda se está certa ou errada.
A respeito da gestão de documentos julgue o item:
A Classificação de Documentos de Arquivo é feita a partir do plano de classificação, que pode ser o mesmo utilizado na biblioteca do órgão. A resposta é errada.
Conta pra mim, você acertou ou errou essa questão? Vamos ent... Ler mais