Exercício Sobre Conceitos Fundamentais da Arquivologia
Fala querido aluno e querida aluna, agora eu quero ver se você conseguiu entender o que explicamos até aqui, vamos partir para as questões e ver como os conceitos fundamentais da arquivologia caem em prova.
A primeira questão que eu vou trazer aqui é do Centro de Processos Seletivos da Universidade Federal do Pará e foi aplicada em uma prova desta universidade. Vamos pra questão.
Considere as seguintes afirmativas sobre a política nacional de arquivos públicos e privados.
Os arquivos públicos são os conjuntos de documentos produzidos e recebidos no exercício de suas atividades por órgãos públicos de âmbito federal, estadual, do Distrito Federal e Municipal, em decorrência de suas funções administrativas, legislativas e judiciárias.
Eaí, espero que você tenha conseguido perceber que a questão é exatamente o artigo 7º da lei nº 8.159/91.
Na lei está assim: Os arquivos públicos são os conjuntos de documentos produzidos e recebidos no exercício de suas atividades por órgãos públicos de âmbito federal, estadual, do Distrito Federal e Municipal, em decorrência de suas funções administrativas, legislativas e judiciárias.
Se você tiver dúvidas, faça como fizemos no finalzinho da teoria desse artigo, desmembra a frase e veja se faz sentido. Então, a resposta para essa questão é certa.
Vamos praticar mais um pouquinho e fazer outra questão. Claro, né?
Agora a banca é Cespe, e a questão foi aplicada na prova da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Atenção para a assertiva:
Os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por instituições de caráter público e por entidades privadas encarregadas da gestão de serviços públicos não são considerados arquivos públicos.
Hum, parece que algo soa estranho, não é mesmo? Vamos relembrar o artigo 7° da Lei nº 8.159/91.
O texto do artigo está assim: Os arquivos públicos são os conjuntos de documentos produzidos e recebidos no exercíci... Ler mais