Exercícios Sobre Fundos na Arquivologia
Olá aluno, tudo bem com você? Como prometido, vamos dar início a uma bateria de exercícios para ver como as provas cobram o tema de fundos, que é requisito essencial para você entender o princípio da proveniência.
Aumente o volume, preste bem atenção nas questões, tente respondê-las. Antes de eu dar o gabarito correto, tudo bem.
Então vamos lá para primeira pergunta:
Para identificar se um órgão constitui um fundo de arquivo, é preciso que nele haja uma chefia com poder de decisão. E aí, essa questão está certa ou errada? É isso mesmo, certa a questão. Esse é um dos requisitos necessários para dizer que a instituição possui um fundo de arquivo.
Vamos para mais uma questão, prepare-se. Lá vai:
A determinação do fundo de arquivo poderá ser feita por critérios estruturais e funcionais.
Foi isso que a gente falou em aula? Exatamente. Como ouvimos, um fundo pode refletir tanto a estrutura quanto as funções e atividades da instituição.
Vamos recordar. O Fundo Estrutural é aquele que reflete a estrutura ou o organograma da instituição. Já o fundo Funcional é o que reflete as atividades desenvolvidas na instituição. Portanto, como a questão diz, um fundo pode ser feito a partir de critérios estruturais e funcionais.
Vamos para mais uma questão do Cebraspe.
A existência jurídica resultante de lei, decreto ou resolução, a subordinação firmada por lei, a chefia com poder de decisão e a organização interna fixa da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal caracter... Ler mais