Princípio da Ordem Original
Olá, bem-vindo de volta a mais uma aula sobre arquivologia EmÁudio. Vamos dar continuidade aos princípios mais cobrados em nossas provas de concurso público. Desta vez, o princípio da ordem original. Vamos nessa, aumente o volume aí que eu começo por aqui.
De acordo com o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, a ordem original é o princípio segundo o qual um arquivo deve conservar o arranjo dado pela entidade coletiva, pela pessoa ou pela família que o produziu.
Esse é o conceito que pode ser cobrado em prova, por estar em uma normativa e em um dicionário técnico. Mas explicarei um pouco melhor.
Respeitar a ordem original é respeitar o fluxo natural orgânico em que os documentos foram produzidos. Essa ordem a ser mantida pode ser material ou intelectual. A ordem material também pode ser chamada de física. Tudo bem?
Mas o que seria respeitar a ordem material? Simples, respeitar a ordem material é dizer que uma determinada folha ou assunto vem atrás da primeira, que vem atrás da segunda e por aí vai.
Já respeitar a ordem intelectual é manter a sequência lógica de produção dos documentos. Quer um exemplo? Então, ouça bem.
Quando eu preciso de uma solicitação, primeiro eu peço para depois receber a resposta da minha solicitação. Certo? É assim, primeiro, eu peço férias para depois o meu chefe autorizar. Essa é a manutenção da ordem intelectual dos documentos.
E uma coisa importante, as bancas normalmente dizem que o que deve ser respeitado é a ordem intelectual e não a física. Tudo bem?
Antes de partir para a resolução de questões, quero te dizer que as bancas podem chamar esse princípio da ordem original de princípio da santidade ou princípio primitivo.
Agora vamos ver se você entendeu bem, com uma bateria de questões. Au... Ler mais