Princípio da Proveniência
Olá aluno, olá aluna. Como vão os estudos?
Vamos dar sequência às nossas aulas EmÁudio sobre os princípios arquivísticos e o primeiro deles é o princípio da proveniência. Preparado? Aumente o volume e venha comigo.
É bem verdade que eu poderia ter te ensinado o conceito de fundo antes, mas tudo é uma questão de didática. Veja só o que o Dicionário Brasileiro de Terminologias Arquivísticas diz sobre o princípio da proveniência.
O princípio da proveniência é princípio básico da arquivologia, segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras.
O princípio da proveniência também pode ser chamado Princípio do respeito aos fundos. Em outras palavras, o fundo de uma instituição não pode ser misturado ao fundo de outra instituição. Isso é respeitar o princípio da proveniência e respeitar os fundos.
Entendeu o porque eu precisava explicar o que era fundo primeiro? Você deve ter reparado que o princípio da proveniência também pode ser chamado de princípio do respeito aos fundos. Isso acontece porque alguns autores dizem que no princípio da proveniência, os documentos devem ser mantidos em um mesmo fundo, em uma mesma fonte geradora.
Já outros autores dizem que os documentos de uma fonte geradora não devem ser misturados aos documentos de outra fonte geradora.
Cuidado em manter junto e não misturar nesse contexto, cerca todas as possibilidades de dispersão e mistura da documentação, entenda um pouco melhor.
Se eu manter junto todos os documentos de uma instituição X e não misturar os documentos da instituição Y isso faz com que os documentos não se percam.
Esse é o contexto para que uma determinada ... Ler mais