Princípio da Indivisibilidade ou da Integridade
Oi, Como vai você? Preparado para mais uma aula sobre os princípios arquivísticos EmÁudio? Neste bloco, vamos falar um pouco sobre o princípio da indivisibilidade. Tal princípio também pode ser chamado de princípio da integridade.
As bancas gostam de brincar com esses nomes, falando que são distintos, mas não são. Então, fique atento a isso.
Segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, o princípio da integridade é um objetivo decorrente do princípio da proveniência. Ele consiste em resguardar um fundo de misturar com outros, sem parcelamentos e eliminações discriminadas.
Vamos entender um pouco mais do que a integridade ou indivisibilidade são derivados do princípio da proveniência. Você se lembra que o princípio da proveniência é aquele que diz que os documentos de uma instituição devem ficar com ela e não podem ser misturados aos de outra instituição?
Por isso, dizemos que o princípio da indivisibilidade deriva do princípio da proveniência, pois as misturas, parcelamentos e eliminações indiscriminadas fazem com que o documento perca a sua origem, o seu contexto, a sua gênese.
Portanto, respeitar o princípio da indivisibilidade nada mais é do que respeitar o da proveniência, por isso, um é derivado do outro. Eu gosto de chamar esse princípio de princípio protetor. Por quê?
Porque ele cuida dos documentos e evita que intervenções prejudiciais os atinjam. A professor... Ler mais