Princípio da Autenticidade e da Veracidade
Olá, meu aluno. Tudo bem com você? Preparado pro último princípio arquivístico? Então aumente o volume aí, Pois vou te explicar direitinho do que se trata o princípio da autenticidade e da veracidade. Sim, são dois princípios. Em um vamos lá.
A primeira coisa que você precisa saber é que a autenticidade do documento não tem nada a ver com o fato das informações nele contidas serem verdadeiras ou não. Ou seja, um documento autêntico não é aquele que corresponde à verdade dos fatos.
Um documento autêntico é aquele que é produzido com todos os elementos que dão legitimidade para que ele possa exercer a sua função. Vamos pensar em uma ata de reunião.
Você concorda comigo que, para que uma ata de reunião tenha validade, é preciso que ela retrate o conteúdo da reunião e que os participantes a assinem. Isso faz dessa ata um documento autêntico.
A veracidade, por sua vez, tem a ver com o conteúdo. O documento deve refletir a veracidade dos fatos. Agora, você deve estar se perguntando. Então eu posso ter um documento autêntico, mas não verídico? Sim.
É o caso da nossa ata, de reunião. Todos os procedimentos de produção foram seguidos, Mas a ata registrou outra coisa. O documento é autêntico? Sim, o documento é verídico? Não. Da mesma forma, podemos dizer que um documento pode ser verídico, mas não autêntico. Quer um exemplo? Vamos lá.
Se eu registrar as informações de uma reunião, em um contrato de prestação de serviços e pedir pros meus amigos assinarem esse documento vai ser verídico, concorda? Ele é verídico porque todas as informações da reunião estão registra... Ler mais