Administração Financeira e Orçamentária EmÁudio: Fatores de produção
Olá! Neste áudio, vamos nos aprofundar no estudo da classificação por natureza da receita e da despesa. Vamos lá. Bom, muita gente estuda a classificação por natureza da receita e da despesa. Essa galera fica só naquele decoreba, que é muito útil e sinceramente, é o mais cobrado em prova.
No entanto, entender a lógica da classificação por natureza da receita e da despesa vai lhe ajudar muito na memorização do conteúdo, porque é mais fácil memorizar que você entende e na resolução de eventuais questões mais difíceis sobre o tema. Beleza? Então vamos ver como ela funciona.
O primeiro nível da classificação por natureza, tanto da receita quanto da despesa, é da categoria econômica. Não é? Por isso, é de se imaginar que a classificação por natureza tem alguma coisa a ver com economia. De fato, tem. Então, na teoria econômica clássica, nós temos três fatores de produção de bens e serviços:
Um: a terra, que indica não só as terras cultiváveis e urbanas, mas também os recursos naturais. Dois: o trabalho que se refere às faculdades físicas e intelectuais dos seres humanos que intervêm no processo produtivo.
Três: o capital, que assume a forma de dinheiro, matérias primas, equipamentos e instalações, edificações, fábricas e demais recursos materiais e imateriais aplicados na produção de forma a gerar riquezas.
Esses três fatores de produção podem ser comprados ou vendidos, mas também podem ser explorados. Se eles forem explorados, deve haver uma remuneração sobre essa exploração. Por exemplo, eu compro um terreno que é de uma terra, eu compro um terreno que é uma terra fator de produção.
Eu posso vender esse terreno ou posso explorá lo economicamente. Como eu posso explorar esse terreno? Posso alugá-lo para um terceiro que deseja explorar um comércio lá ou que deseja residir lá.
Portanto, a minha remuneração da exploração desse terreno é o aluguel que eu recebo do inquilino. Assim, a remuneração do fator de produção:
Um: terra é o aluguel, ou seja, um produtor não possui terra e dela necessita para produzir, precisa alugar ou arrendar alguma terra. Dois: trabalho são os salários devido à prestação do serviço. Três: capital pode ser 3.1 um lucro, que é a remuneração dos serviços do capital. 3.2 juros que correspondem à remuneração de serviços do fator capital monetário.
Juros que correspondem à remuneração de serviços do fator capital monetário, dinheiro. 3.3 e dividendo que correspondem à remuneração de aplicadores em ações das empresas e ou 3.4 royalties, que correspondem à remuneração pela utilização dos serviços de tecnologia.
Agora uma curiosidade você já parou para pensar que os juros funcionam como se fossem um aluguel de dinheiro?
Por exemplo, você chega no banco e diz que está precisando de cem mil reais para comprar um ... Ler mais